terça-feira, 6 de março de 2012

OMG News: "Os EUA sempre protegerão Israel", diz Barack Obama

OMG News: "Os EUA sempre protegerão Israel", diz Barack Obama:




Netanyahu e Obama




Em encontro nesta segunda-feira com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, o presidente americano, Barack Obama, disse que “os EUA sempre protegerão Israel”. O encontro aconteceu no momento de grande tensão entre ocidente e Irã por causa do desenvolvimento do programa nuclear iraniano.


Obama disse ainda que tanto Israel quanto os EUA preferem resolver a questão nuclear com o Irã diplomaticamente, mas que nenhuma possibilidade foi descartada. Netanyahu por sua vez disse que só há uma democracia sólida no Oriente Médio, Israel, e que o Irã está certo em dizer que os EUA e Israel são o “grande e o pequeno satã” pois os dois países estão historicamente ligados. ”Israel precisa defender a si mesmo e tomar suas próprias decisões. Restaurar ao povo judeu o controle do seu próprio destino”, disse Netanyahu.


“Conversa fiada”


Neste domingo, Obama alertou que havia uma “conversa fiada” de uma guerra com o Irã antes do encontro desta segunda-feira, na qual ele planeja pressionar o primeiro-ministro de Israel para evitar um ataque prematuro as instalações nucleares do Irã.


Em um discurso para o grupo Aipac (Comitê Americano-Israelense para Assuntos Públicos, na sigla em inglês), que faz lobby pró-Israel, Obama pediu mais tempo para permitir que as sanções internacionais funcionem e disse que elas estavam tendo efeito em pressionar o Irã.


“Já há muita conversa fiada de guerra”, disse Obama, acrescentando que isso poderia estar beneficiando Teerã, pois estaria elevando os preços do petróleo produzidos pelo país persa.


Fonte: Folha

Nenhum comentário: