quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA


AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA

 Ev. Isaias de Jesus Estudos Biblicos EBD                                                                                                                                          TextoÁureo

“Benditoo Deus e pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas asbênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeunele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveisdiante dele em amor” (Ef 1.3,4).

Introdução

Nalição de hoje abordaremos as bênçãos do SENHOR sobre Israel e aquelas que cabema igreja. Existe a necessidade de entendermos que algumas dessas bênçãos, elencadasna palavra de Deus, pode estar relacionada a um período da história, ou sobreum personagem apenas, ou como no caso de Abraão, alcançarem todos aqueles queaceitam a Cristo Jesus como único e suficiente salvador.

I- A Benção de Abraão aspectos gerais

ABíblia mostra em todas as histórias dos seus grandes personagens, certaseqüência de fatos que levaram esses homens, na sua maioria de origem humilde elimitada economicamente a serem portadores de bênçãos inimagináveis. Aoreportarmos a Abraão, temos em nossas mentes um homem que por obediência a Deus,deixou a terra de seus pais (Gn 12.1).
 Para nós, poderia simbolizar uma pequenamudança, mas consistia em algo maior que isso. Deixar a terra do seu nascimentosignificava, além de outras coisas, renunciarem os privilégios conquistadosnaquele lugar. Todo o trabalho empregado pelos seus antepassados. Vivendo emuma comunidade, a cidade de Ur significava segurança, tranqüilidade eprosperidade. Portanto a proposta do SENHOR ao afirma que ele deveria sair paraoutro lugar seria a priori algo impensável para a realidade vivida por Abraão,“para terra que Eu te mostrarei” (vers1b).

Enquantonos dias hodiernos o mundo procura grande comodidade, nos quais as bênçãosparecem ser apenas uma conseqüência de uma vida sem sacrifícios e renúncias. Oferecemum evangelho fácil de pouca ou nenhuma transformação, deixando para trás overdadeiro do significado da palavra santificação.

Aordem era sair do meio da tua terra e dos teus parentes. O que levaria o Eternoa uma decisão como esta? Poderia a benção vir sobre Abraão ali mesmo? Ou numacidade próxima? Mas o Altíssimo tem suas maneiras para trabalhar (Is 55.8). Contudoas bênçãos poderiam chegar até ele, mas Deus preferiu algo melhor para seuservo, por isso a necessidade da mudança ( Gn 12.2,3). Deste modo a benção podesimbolizar mudança de um lugar para outro, como conseqüência de uma bençãomaior e mais importante. Deus disse “emti serão benditas todas as famílias da terra,” então o lugar onde Abraãoestava poderia limitar a bênção de Deus na sua vida.
 O sábio patriarca não titubeou em obedecer àsordens do SENHOR. Poderíamos hoje estar dispostos a fazer uma renuncia que nostraria prejuízos sem saber realmente se alcançaríamos as promessas. Abraão nãorecebeu em sua vida a posse da terra (At 7.5), por isso peregrinou naquelaterra onde teve que comprar o direito de enterrar o sua mulher (Gn 23). O nossoDeus não desamparou o seu maior amigo (Tg 2.23). As nossas vidas precisam ser transformadasa todo o momento, em todas as horas, que Deus nos ajude a entender as suaspromessas e que sempre as suas bênçãos possam nos alcançar.
Observemosque as promessas feitas a um único homem alcançou muitos outros após ele, e sempreo SENHOR fazia menção aos seus descendentes quem realmente era Aquele quegarante a continuidade; Eu sou o Deus deAbraão, Isaque e Jacó ( Ex 3.6,16; Dt 29.13; 9,5 etc...)

II – A Benção que cabe a cada um.

Asbênçãos do SENHOR como se vêem na lição de hoje, pode ser particular eindividual, e podem também alcançar aqueles que nos cercam, locais e universais.  Mas, nem todas as bênçãos deferidas na antigaaliança podem se ministradas como plenas nos dias de hoje. Uma analisesistemática e precisa dos textos bíblicos, pode levar a um entendimento dequais bênçãos podem ser alcançadas em nossas vidas.
 Diz o SENHOR a Abraão “em ti serão benditas todas as famílias da terra”,  essa promessa diz respeito a todos que alcançadospor Jesus recebem  a salvação ( At 13.26 ).Enquanto alguns procuram pequenos textos proféticos para extraírem delesbênçãos que jamais alcançaram, pois dizem respeito a um povo especifico ou auma determinada pessoa.     E bom lembrarque todas as palavras de Deus podem ser temporais, isto é, para um tempoproposto para que cumpra e faça valer a sua palavra (Os 1.4,). Enquanto que outrassão atemporais alcançam no futuro o seu cumprimento (Ez 38.8). 

Quemnão gostaria de ser abençoado ou ser um homem próspero neste mundo? E quantosque por não conseguirem bens materiais “prometidos” (casa, carro, apartamento) nãoestão no meio do povo evangélico? Outros que por uma fé baseadas em milagres,curas mirabolantes, deixam o verdadeiro caminho e buscam em cisternas rotasbênçãos fácies e uma fé barata. Galgando apenas para suas almas uma sede insaciávelpelo consumismo. Onde o mercantilismo da fé que, plagiam entre eles, osdestrutivos argumentos para “promoção da fé”. Não esquecem estes homens,capitalistas da fé, que Jesus cedo virá e deixarão de fora todos estes quemercantilizam fé (Mt 7.20-23). 

Aspromessas feitas pelo nosso SENHOR na antiga aliança, podem ser entendidas aluz da palavra de Deus, como sendo para um povo em um tempo distinto, possivelmentea um futuro breve, ou simplesmente a gerações futuras. A compreensão daspromessas feitas a Abraão nos leva um entendimento aproximado da vontade deDeus.  A bíblia apresenta que o evangelhofoi pregado primeiro a Abraão (Gl 3.8), isso num passado remoto. Mas a própriapalavra do SENHOR nos diz que ele era portador de uma aliança (Gl 3.14), e quea benção  só chegou a nós pela existênciade um homem como ele ( Rm 4.3). 

Abeleza do evangelho de Cristo Jesus, é algo incomum e muito prazeroso. Ao compreenderque tudo provem dEle e tudo é dEle e para Ele,(Rm 11.36)  e sem ele não nos movemos ou existimos. (At17.28a) ficamos sempre gratos.  Graças aoSENHOR por tudo o que Ele tem nos feito. Considerando a salvação como maior bemadquirido pelo homem, deixamos todo o pecado e vivamos uma vida marcada pelas bênçãosdo Eterno, pois a eternidade nos espera.  

Enquantoalguns “engessam” a palavra de Deus com uma rigidez impossível de suportar,outros por sua vez “flexibiliza” a um ponto de não existe mais limites parabenção, unção e poder. Verificamos uma nova “fabricação” de bênçãos, e são detodos os tipos, tudo novo. E aquilo que ainda não foi inventado por ninguém é oque faz maior sucesso. E infelizmente muitos se deixam levar por estes ensinamentosque não passam de marketing. Vendem de tudo, e tudo se vende baseado em passagensbíblicas que muito longe de seu significado real se tornam uma potente armapara inovações e promessas infindáveis.

III – “E tu serás uma benção”

Osservos do SENHOR em todos os tempos sempre foram alcançados por ricas einfinitas bênçãos.  Contudo segundo onosso “conceito de benção” diagnosticamos que este ou aquele foi mais ou menos abençoado.Os pensamentos de Deus são infinitos (Sl 92.5). E somente o Espírito de dEle consegueperscrutar o mais profundo pensamento divino ( 1 Co 2.11). Não cabe ao homemdizer se este ou aquele é prospero ou não. Riqueza e fama não trazem em seubojo, alegria e paz.
Jesusnos prometeu uma vida plena e abundante (Jo 10.10b). Mas ao homem cabe se submeterà vontade do Eterno. Não existe uma maneira de se medir a quantidade bênçãos derramadaspelo SENHOR sobre nossas vidas. A vida em sim, já é uma dádiva imensurável.
 O alcance das bênçãos do SENHOR foi de certaforma derramada sobre Israel, mas nós fomos abençoados com todas as bênçãosespirituais (Ef 1.3,4). Para a igreja não teve medida, foi algo sem medida, quesuperabundou (Rm 5.20). A perfeição de Deus é notável, pois antes da fundaçãodos séculos já havia previsto tudo e nossa mente não consegue ao menos imaginaro tamanho de todas as suas promessas.

 Quando diz o Eterno a Abraão, em ti serãobenditas todas as nações, o servo do SENHOR não teve noção de tamanha benção. Apromessa sobre a vida de Abraão “caminhou” pelos os séculos e chegou até aigreja;  

Portanto, é pela fé que segundo a graça, afim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente  à que é da lei, mas também à que é da fé queteve Abraão, o qual é pai de todos nós,( como está escrito: Por pai de muitasnações te constitui) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qualvivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, emesperança, crê contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitasnações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência”. (Rm4.16,18).

Portanto,algumas promessas são devidamente racionadas ao povo de Israel, cabe a igrejade o SENHOR tomar posse daquelas que realmente são para a igreja do SENHORJesus Cristo. A igreja deve estar atenta as verdades bíblicas, pois somente oconhecimento pleno da verdade é que liberta e restaura o homem (Jo 8.32). Portantoa prosperidade de uma pessoa não esta naquilo que tem, ou aparentar ter.              Jesusdisse que devemos nos acomodar com o que temos. Enquanto muitos querem aqualquer preço a riqueza e esquecem-se da maior dádiva da salvação que é a vidaeterna, essa não tem preço.

Conclusão

Nomundo moderno as pessoas vivem como se todas as coisas durassem para sempre. Umcarro não dura para sempre, uma casa, por melhor que seja a construção, nãodura para sempre. Muitas coisas são destruídas pelo tempo ou pelo uso, mas asnossas almas duram para sempre. Precisamos cada dia mais voltar para a o nossoSENHOR e salvador Jesus Cristo, pois só através dEle que podemos manter o nossotesouro no céus onde temos as nossas moradas (Jo 14.1,2).  

Nenhum comentário: