quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESCOLA DOMINICAL


Osfrutos da Obediência na vida de Israel

TextoÁureo

E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra,a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, ea maldição sobre o monte Ebal.  (Dt 11:29)


Texto Bíblico ( Dt11.26-32)


Eis que hoje eu ponhodiante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quandocumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, senão cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminhoque hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
E será que, quando oSENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, entãopronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
Porventura não estãoeles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, quehabitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
Porque passareis oJordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e apossuireis, e nela habitareis.
Tende, pois, cuidado emcumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.


Introdução

Otema proposto nesta lição ira mostrar a realidade das bênçãos do SENHOR sobre avida do povo de Israel. As bênçãos do SENHOR são condicionais sobra aqueles quesão chamados pelo seu nome. Ao observarmos a história bíblica, compreendemosque todas as bênçãos emanadas do “monte santo” podem alcançar aqueles quedepositam a sua confiança em Deus. Portanto, fica evidente que tanto as bênçãosou como as maldições, fizeram parte da vida do povo de Israel e servem de referênciapara aqueles que manipulam as vidas de muitos cristãos, pregando um evangelhovazio e não lembram que o nosso Deus não muda ( Ml 3.6a)

I– Obedecer é o princípio das Bênçãos.


            Quando falamos das grandes epreciosas bênçãos do SENHOR, relacionadas ao povo de Israel, observamos que oamor de nosso Deus é incondicional, enquanto que as suas bênçãos sãocondicionais (vers. 26,27). Isso nos leva a ter uma compreensão melhor da históriadesse povo e da igreja nos dias de hoje. Jesus mostrou-nos a incondicionalidadedesse grande amor quando diz; “Porque Deus amou o mundo de tal maneiraque deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tem a vida eterna ”(Jo 3.16).

            Enquanto o homem moderno buscariquezas e fama, a preocupação maior do nosso SENHOR é justamente a salvação denossas almas (Mt 6.33).
Conformeaquilo que esta escrito no texto bíblico, principalmente no Antigo Testamento, vemoscomo que por um vislumbre, a necessidade de compreender, como um povo cheio detantas promessas pode sofrer tantos infortúnios. A resposta para estaconsideração e dada pelo próprio SENHOR quando diz; “O meu povo foi destruído,porque lhe faltou o conhecimento” (Os 4.6a).   

            Poderia a história se repetir, ou aomenos se tornar próxima da realidade atual? Será que hoje pessoas desobedientes,amantes dos desejos mundanos, poderiam ser abençoadas sem uma mudança de vida?O SENHOR disse; “Eisque hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição”( Dt 11.26). A benção éuma condição abertamente proclamada pelo nosso Deus (Nu 23.19). A teologia daprosperidade, limita ao homem a uma vida apenas ligada ao fator dinheiro,deixando o seu humano muito longe das bênçãos plenas concedida pelo SENHOR. Tantoa benção ou a maldição andam juntas, ou pelo menos estão uma na contramão daoutra. A escolha limita o caminho em que pode se seguir.

Contudo não existe uma formula mágica ou uma unção especial quefaça com aqueles que escolhem caminhos tortuosos, e possam ser abençoados peloSENHOR. A consideração primária de uma vida abençoada estava intimamente ligadaà sua escolha. É a escolha do bem ou do mal, da vida ou da morte. É obvio que aopção do bem e da vida, seria o caminho escolhido por aqueles que amam a lei deDeus e os seus estatutos. Quem não gostaria de ser abençoado, ou ser continuamenteagraciado pelas bênçãos do SENHOR? Mas, como já dissemos anteriormente a bençãoé condicional. Lembrando que, mesmo o crente sendo fiel, não lhe cabe o direitode exigir nada em troca de tal obediência (Hb 12.28).  

A obediência esta ligada a reverência, ao amor de gratidãodevida ao SENHOR. Um sentimento de adoração continua que perpassa por todos osmomentos da vida do servo de Deus, tanto nos momentos felizes como nastribulações. Sendo gratos a Deus por tudo. Paulo, apóstolo do SENHOR Jesus, sabiamuito bem a grandeza desta gratidão  “Nãodigo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o quetenho.Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e emtodas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto ater abundância, como a padecer necessidade, (Fl 4.12-13). O apóstolo compreendia que o SENHOR era capazde suprir todas as suas necessidades. No entanto isso não incluía apenas o bemmaterial, e sim muita glória vinda de Deus; “o meu Deus, segunda as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória por Cristo Jesus”(vers. 19). Deus suprirá as necessidades em glória.

O caminho da verdadeira prosperidade esta emobedecer completamente os mandamentos do SENHOR.  Em muitas passagens no antigo testamentoencontramos a expressão se “ouvires a vozdo SENHOR”. Esta expressão refere-se não somente ao fato de ouvir aspalavras ditas, mas a compreensão e aplicação destas ( Tg 1.25). Ouvir e fazerconforme se ouviu, “ouvi a tua palavra etemi” (Hb 3.2).  A ação da palavracausa uma reação em que as ouve (Is 55.11). Existe uma transformação, pois estaé a intenção da sua existência. As palavras do SENHOR foram escritas, para geraremmudanças nos corações que realmente abre-se para uma genuína conversão (1 Pd1.23).

II A Desobediência e suas conseqüências.

Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teuDeus, para nãocuidares em cumprir todos os seusmandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno,então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão (Dt 28.15).A palavra do SENHOR é muito clara quando o assunto vem diretamente do trono deDeus. Quando o SENHOR confirma a necessidade da observância dos seusmandamentos, e que o não cumprimento de seus preceitos pode causar muitos transtornos.(Dt 28.15-68).

“... Se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus”..., o mandamento era algo a ser seguido na integrapelo povo de Israel. Um analise no capitulo 27 e 28 de Deuteronômio, podemostrar um contraste muito grande entre a benção e a maldição. O texto sagradodiz que todas essas bênçãos te alcançaram, se fores zeloso em cumprir. (Dt 28.2).Neste caso a benção alcança aqueles que estão na direção de Deus, sem apossibilidade de haver outra maneira de serem abençoados. Portanto a benção doSENHOR faz multiplicar os bens, a saúde e a vida espiritual (vers. 8,9).

 A bençãonos segue, como também nossas obras (Ap 14.13b). Devemos sempre nos lembrar quea bênção vem sobre nós e nos alcança (vers.2). Porém sobre os desobedientes nãoexiste a possibilidade de serem abençoados. A partir do versículo dezesseis docapitulo vinte e oito de Deuteronômio, a uma determinação de Deus sobre os queestão fora da direção e se desviam para direta ou esquerda (Dt 28.14).  

Na sabedoria divina todos os que estão fora darota da benção ficam pelo caminho. Contudo aqueles que bondosamente compreendema necessidade de uma vida de contínua na presença de Deus, sempre serãoalcançados pelas copiosas bênçãos; “Etodas estas bênçãos virão sobre ti e tealcançarão”.

A quebra da aliança no antigo pacto representaa ausência da benção de Deus. Portanto em linhas gerais o povo israelitaexperimentou as conseqüências da quebra dos preceitos divinos (Dt 28.64). Opecado de idolatria esteve presente em boa parte da história de Israel. Quandoo SENHOR alertava o seu povo através dos seus profetas e fazia grandesmaravilhas entre o povo (1Rs 18.38), mesmo ainda o povo não deu crédito a vozdo SENHOR. É inconcebível que temos em nossas mãos a história bíblica, queserve como uma bússola. E vemos  osurgimento de novas modalidades de fé cristã, que visam apenas  a prosperidade material, sem uma mudançaespiritual profunda e real (Mt 3.8).

 A“obediência precede as bênçãos”, (1 Sm 15.22b) obedecer esta relacionado ao entendimento daquilo que faz, ou que sepropõem a fazer. A obediência leva a uma vida segura e tranqüila, pois é somentevoltado para o nosso SENHOR, com cara descoberta que receberemos as suaspromessas. 

Conclusão

Nesta lição destacamos a necessidade de compreendera obediência exigida pelo SENHOR. Muitos em nossos dias tem se aproveitado dafalta de conhecimento de grande parcela dos cristãos, e estão criando um novoevangelho. Um evangelho mais fácil sem muita ou nenhuma transformação.  Transformando o reino de Deus em um negóciolucrativo. As falsas doutrinas introduzidas no meio cristão fogem do verdadeiroalvo que é a salvação do homem pecador, através de Nosso SENHOR e SalvadorJesus Cristo.

Evang. Juarez Alves Pereira
Assembléia de Deus Minis. Belém em Dourados Ms.

Nenhum comentário: