segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como vencer o desânimo




Na sociedade que vivemos que é de mais de sete bilhões de pessoas, todos nós seres humanos passamos por circunstâncias difíceis; e desanimamos.

1. Ninguém pode dizer que jamais adoeceu, por que todos nós já adoecemos pelo menos uma vez.

2. Ninguém pode dizer que jamais se entristeceu, por que todos nós já nos entristecemos mais de uma vez.

3. Ninguém pode dizer jamais desanimei, porque todos nós alguma vez nos sentimos desanimados.

Todos nós passamos por dificuldades; no aspecto econômico, aspecto de saúde e nos desanimamos.

Assim também, na área espiritual passamos circunstancias que são difíceis, que nos desanimam.

Toda pessoa pode vencer o desânimo.

No texto de Jeremias 20:7-12 encontramos o segredo para vencer o desanimo.

I. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não escutando o que outros dizem negativamente.

Porque ouvi a murmuração de muitos, terror de todos os lados: Denunciai, e o denunciaremos; todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. (Jr. 20.10).

A. Murmuração do grego (Gonguzo) murmúrio, murmurar, dizer algo em tom baixo. Falar entre os dentes, manifestar queixa ou desgosto por alguma coisa.

B. Jeremias 20:10 “Porque ouvi a murmuração de muitos”, esta expressão de Jeremias reflete a razão, o motivo que o levou a um estado de desanimo profundo.

C. Ilustração: a Bíblia apresenta exemplos de pessoas que não deram ouvidos ao que outros falaram de forma negativa contra eles (Davi – Golias; Bartimeu o cego, Ana mãe de Samuel, etc.).

D. Aplicação: Você e eu devemos aprender desta expressão do profeta, que nos ajuda a não dar ouvidos o que os outros falam negativamente de nós.

II. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não esquecendo de quem o chamou.

Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. (Jr. 20.9)

A. Chamar do grego (Epikaleo, Klesis) significa ser chamado pelo nome, escolhido.

B. Jeremias 20:9 “Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome…”.

1. Esta é uma magnífica expressão da luta em que se debatia a alma do profeta: por um lado, o desejo de abandonar um ministério que só lhe produzia sofrimentos; e por outro, a impossibilidade de resistir a uma compulsão interior muito mais forte que ele.

C. Ilustração: Amós: 3:8; I Coríntios 9:16. “Pois se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar; pois sobre mim pesa essa obrigação; porque aí de mim se não pregar o evangelho!”; (Moisés, Ministros, famílias, etc.).

D. Aplicação: Nós nunca devemos nos esquecer de quem nos chamou; de quem teve misericórdia de nós quando não éramos nada e nem ninguém.

III. Toda pessoa pode superar o desanimo, reconhecendo que Deus sempre lhe dará vitória.

Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida. (Jr.20.11).

A. Vitoria do grego. (Niké, Nikao) Conquistar, superioridade, vantagem ou triunfo que se consegue contra o oponente em uma disputa.

B. Exemplo: Jeremias 20:11 “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpetua, que jamais se esquecerá”

C. Ilustração: Na Bíblia há exemplos de pessoas que conquistaram a vitória colocando toda sua confiança em Deus. Ex. Moisés, Elias, Davi, Samuel, Paulo.

D. Aplicação: Da mesma maneira, você e eu devemos colocar toda nossa confiança na obra poderosa de Cristo na Cruz do Calvário; na cruz ele obteve por nós uma vitória total.

Toda pessoa pode superar o desanimo; não dando atenção ao que os demais digam negativamente, não se esquecendo de quem nos chamou e reconhecendo que aquele que nos chamou sempre nos dará a vitória sobre qualquer problema.

Portanto, devemos superar o desanimo como os grandes homens de Deus que também desanimaram, mas que confiaram em Deus; receberam novas forças e assim seguiram adiante lhe servindo.

Somente creia, confie em Deus e Ele lhe dará vitória total.


Pr. Aldenir Araujo Fonte:http://www.reflexoesevangelicas.com.br

Postar um comentário