quinta-feira, 24 de maio de 2012

Para Mulheres Que Sofrem Da Solidão


Mulher na solidão



Outras sentem que nessas prioridades o amor nunca esteve ausente, mas diferente. E não sentem solidão. O assunto é delicado e expor-se requer coragem. Mas, por amor à verdade e para se lidar com ela, é preciso que deixemos cair as máscaras, relaxar as defesas, quebrar a resistência e dar lugar à humildade, para que o diálogo franco seja possível.
Assim, não vamos fazer de conta que tudo está bem. Isso seria arrogante demais. A aceitação de que somos é o ponto de partida. Às vezes, não. É impossível ser heróica todos os dias e em todas as circunstâncias. Não somos auto-suficientes a tal ponto.
Analogamente, é o que se pode ver na arte da pintura moderna, em que a problemática da vida fica pra detrás das formas, cores, linhas e materiais utilizados nas pinturas e esculturas, querendo dizer algo mais que o aparente.
Pensei nisso quando estive recentemente na Bienal. As obras ali expostas propõem a desmaterialização da arte, em que o observador reflita sobre o significado mais profundo que está além da aparência. O material versus o espiritual. Entre ambos, um quadro que me emocionou foi “O Grito”, de Edvard Munch, pintor norueguês, considerado um dos precursores do Expressionismo, à semelhança de Van Gogh. Suas cores inusitadas, suas pinceladas grossas, aquele rosto angustiado, com a boca ovalada em grito, simbolizam a dor, de modo extremamente vigoroso. Quem olha o quadro encontra ali sua própria dor. Aquela expressão pode ser a solidão de uns, a revolta de outros e ainda, o desespero para muitos outros.
Munch mostra a presença da dor na vida humana, com tanta intensidade e obsessão, que não há lugar para Deus. O seu quadro é o da pintura da dor sem Deus. Por isso nos angustia. Na arte, como na vida, é importante que entendamos o que existe por trás das aparências, buscando nos fatos que vivemos, seu significado maior. Outro dia perguntei a Jesus como lidar com a solidão. Pedi a Ele uma resposta específica para mim e que fosse através do Evangelho de João, o apóstolo do amor. (João era quem mais desfrutava da intimidade com Jesus. Por isso mesmo seu evangelho é espiritualmente mais profundo, no que se refere a doutrinas e à pessoa de Jesus Cristo). Ao abrir a Bíblia no evangelho de João, ao acaso, imediatamente deparei com o versículo 29 do capítulo 8, em que Jesus diz aos judeus: “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”. Esta foi a resposta que recebi. Jesus era só, assim como muitos de nós, mas tinha a companhia de Deus, porque fazia tudo o que a ele agradava. A solidão é uma realidade que atinge cristãs e não cristãs. As mulheres que se encontram nessa condição, são vistas como “disponíveis” e, portanto, são freqüentemente assediadas. Às vezes, de modo tão vulgar que as inferioriza, outras com charme e sedução estimulando a vaidade, o que é mais tentador.
Nenhuma dessas situações porém, responde às verdadeiras necessidades de uma mulher cristã que busca o amor. Vivemos todas numa sociedade liberada, que admite o comportamento sexual ativo independente do casamento como sendo necessário, natural e saudável. Com isso, o que está ocorrendo é a banalização do sexo, sem restar mais nada de sagrado.
A carência afetiva da mulher se acentua, quando ela é atraída e envolvida por pessoas que não continuarão a seu lado. A emoção existe, o controle é difícil e resvalar, muito fácil. Nessas horas, necessitamos muito mais de ajuda divina. Lidar com as necessidades físicas e afetivas e resolver a solidão, por nossa conta, é impossível. É necessário reconhecer nossa fragilidade e dependência.
O nosso socorro vem de Deus, Jesus é nosso modelo de vida. O nosso compromisso é com Ele. É essa a diferença entre mulheres cristãs e não cristãs. É Jesus que faz toda diferença. O caminho é estreito, é o da luta dia a dia, mas frutífero. Intensificar nossa vida de oração, utilizar nossas potencialidades criando, produzindo, ajudando, contratando pessoas, unindo-se mais aos irmãos na fé, e ouvindo e respeitando a liderança da Igreja, para nos fortalecermos mutuamente, são os meios que nos ajudam a prosseguir fiéis nos caminhos do Senhor.





Nenhum comentário: