quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fotografias surreais sem Photoshop. Conhece Sandy Skoglund?



A fotógrafa americana Sandy Skoglund constrói imagens usando uma técnica onde cobre todas as superfícies visíveis com objetos com cores vivas, mantendo formas e padrões, sem digitalizações ou coisas do gênero, já que a maioria de suas imagens ganhou notoriedade nos anos 70 e 80, embora alguns já tivesse mais de 30 anos


Nascida em Quincy, Massachusetts em 1946, e atualmente radicada em New Jersey, tem o talento de saber combinar  com rara clareza luz e cor através de esculturas, cenário e fotografia.


Sua combinação entre realismo e surrealismo lembram cenas imaginadas por René Magritte (artista francês surrealista, que em breve terá seu trabalho postado por aqui). Fica clara a intenção de Skoglund em denunciar a sociedade consumista na qual estamos imersos e de forma fantástica é retratada nas imagens, com um resultado estético alucinante.


Uma curiosidade que diferencia esta artista dos atuais é que ela prefere fazer todo o trabalho: monta o cenário, molda as esculturas de papel machê e poliéster, pinta-os, escolhe os figurantes, ilumina a cena e claro, finaliza a obra com a fotografia propriamente dita.












Os estúdio de Sandy Skoglund estão em Sorbonne e Ecole Du Louvre. Expôs no Cetro Georges Pompidou, no Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago e em Setembro deste ano, no Fotografiska,  Museu de fotografía de Estocolmo.


Você pode encontrar dezenas de outras imagens dessa artista digitando o nome dela no Google Imagens, por exemplo. Essa coletânea em vi no Ziza


Fonte: cristaoconfuso.


Nenhum comentário: