quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quando Deus Chama


Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação...” (2 Tm 1:8-11)
Se você pudesse receber um chamado de alguém hoje à noite; de sua escolha, quem ele ou ela seria? Por que você quer falar com essa pessoa em particular?
O soberano Senhor do universo também chama você e eu, e como nós respondemos o seu chamado é crítico.
O chamado de Deus é:
- Específico
- Pessoal
- Comando
- Convocação
Deus tem chamado o homem desde o início dos tempos.
Exemplos do Antigo Testamento: Adão e Eva, Moisés, Josué, Gideão, Samuel, Isaías, Jeremias.
Exemplos do Novo Testamento: João Batista, os discípulos de Jesus, as pessoas que ouviram o Evangelho, o apóstolo Paulo.
O chamado Tríplice de Deus:
A. O chamado à salvação
- Este é o primeiro chamado de Deus para cada um de nós (Mateus 11:28); “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (1 Timóteo 6:12). 
- Na cruz, Cristo pagou nossa dívida de pecado para que Deus pudesse justificar a você e a mim e fazer-nos Seus filhos.
B. O chamado para Santificação
-  É a vontade de Deus que tenhamos uma vida santificada – “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição” (I Ts. 4:3).
- “Santificado” não significa “sem pecado”. Significa “andar com Deus”, ou “separado para Deus”.
-  Entregue a sua vida ao Senhor. Essa entrega é um evento único e um processo contínuo.
C. O chamado ao serviço
- Nós fomos salvos para as boas obras – “Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo” (Ef 1:8-9).
- Quando você confiou em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, você abriu mão de todos os seus direitos.
A seriedade do chamado de Deus
- É um chamado pelo soberano, santo Deus.
- Minha resposta seja sim ou não, me afeta imediatamente.
- Isso afeta o meu destino eterno (Mateus 22:14).
- Eu não posso simplesmente ser salvo quando eu “estiver preparado” (João 6:37, 44, 65).
- Deus me chamou antes de eu nascer (Gálatas 1:15; Efésios 1:4-5).
- O chamado de Deus é irrevogável, não importa o quão difícil é a vida.
Somos responsáveis de responder ao chamado de Deus
- Teremos que dar conta de como nós vivemos nossas vidas (I Coríntios 3:12-16).
- Seremos recompensados pelas tarefas mundanas que ninguem mais sabia que fizemos
- Ele vai recompensar-nos com base na quantidade de verdade que ouvimos e na quantidade de oportunidade que tivemos, e o que fizemos com elas.
Conclusão:
Você já respondeu o chamado sobre o seu destino eterno, o chamado para a salvação?
Se já; você está disposto a dizer a Deus que você quer que ele faça a vontade dele na sua vida?
Responder ao seu chamado é benção; recusá-lo é desastroso.





Pr. Aldenir Araújo
Fonte: http://www.reflexoesevangelicas.com.br



Nenhum comentário: