domingo, 25 de março de 2012

Aula 01 - APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO

Aula 01 - APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO:
Texto Básico: Apocalipse 1:1-8

“Bem-aventurado aquele que lê, eos que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estãoescritas; porque o tempo está próximo”.

INTRODUÇÃO

Esta é a primeira Aula, das treze que estudaremos ao longodeste 2º trimestre/2012, sob o tema: "As Sete Cartas do Apocalipse- A mensagem final de Cristo à Igreja”. O livro do Apocalipse será abase temática para os nossos estudos. Veremos que este livro proféticomostra-nos o Jesus triunfante, exaltado e poderoso. Ele descreve a vitóriaabsoluta de Cristo sobre todos os Seus inimigos: a Meretriz, a besta, o falsoprofeta, o dragão, os incrédulos, a morte. O Apocalipse mostra que o últimocapítulo da história não será o triunfo do mal, mas a retumbante vitória doCordeiro de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
O livro de Apocalipse foi enviadoàs sete igrejas da Ásia Menor. O número sete é um número importante nestelivro. Ele aparece cinquenta e quatro vezes. O livro fala de sete candeeiros,sete estrelas, sete selos, sete trombetas, sete taças, sete espíritos, setecabeças, sete chifres, sete montanhas. O número sete significa completude.Havia mais de sete igrejas na Ásia Menor, mas quando Jesus envia carta às seteigrejas, significa que Ele envia Sua mensagem para toda a igreja, em todos oslugares, em todos os tempos.
É bom enfatizar que nem todos oscristãos interpretam Apocalipse de forma unissonante. Alguns acreditam que olivro se cumpriu inteiramente na história das igrejas primitivas. Outrosensinam que apresenta um retrato contínuo da era da igreja desde o tempo deJoão até o fim. Para os incrédulos, o livro de Apocalipse é uma advertênciaséria sobre o terrível destino reservado para quem rejeita o Salvador Jesus.Entretanto, para todos os filhos de Deus, o livro de Apocalipse ensina ainsensatez de viver em função das coisas que logo passarão. Incentiva-nos atestemunhar àqueles que estão perecendo e a esperar com paciência a volta doSenhor Jesus.
De todos os livros da Bíblia, Apocalipse tem a maior visãopanorâmica da história e do controle máximo que Deus tem sobre ela. As coisaspodem ficar difíceis, mas Deus sabe o que está fazendo e está nos guiando a umaNova Jerusalém onde enxugará nossas lágrimas e onde habitaremos com Ele parasempre. Aleluia!

I.O LIVRO DO APOCALIPSE

1. Apocalipse, o únicolivro profético do Novo Testamento – “Revelação de Jesus Cristo,a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devemacontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, eguardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”(Ap1:1,3). O livro de Apocalipse é uma profecia (Ap 1:3;22:7,10,18-19) queassegura a vitória de Cristo e da igreja sobre todos os seus adversários.
Embora haja profecias em quasetodos os livros do Novo Testamento, somente o Apocalipse pode ser consideradoum documento rigorosamente profético. Aliás, até o seu título é profético.Segundo estudiosos, a palavra "Apocalipses" é compostade duas partes: Apo significa "desde dentro parafora" e kalupsis cobertura ou véu. Apocalupsis,portanto, significa tirar o véu ou descobrir o que estava oculto. A ordemde Deus é: "Não seles as palavras da profecia deste livro, porque otempo está próximo" (Ap 22:10). Quando João diz “o tempo estápróximo”, está insistindo com seus leitores para que estejam prontos para oJuízo Final e o estabelecimento do Reino de Deus em sua forma plena. Nãosabemos quando esses eventos ocorrerão, mas devemos estar sempre preparados.Eles acontecerão rapidamente, e não nos será dada outra oportunidade para mudarde lado.
As típicas notícias que recebemosdas reportagens – cheias de violência, escândalos e disputas políticas – sãodeprimentes e até nos levam a imaginar para onde o mundo está caminhando. Mas,o livro de Apocalipse mostra que a história não caminha para o caos nem estádando voltas cíclicas, mas avança para um fim glorioso: a vitória completa deCristo e da Sua igreja. O plano de Deus para o futuro, portanto, nos trazinspiração e encorajamento porque sabemos de antemão que Ele intervirá nahistória para derrotar o mal.
O povo de Deus precisa confiarque o seu Cristo vive e reina eternamente. Ele é quem governa o mundo a favorda sua igreja. Ele voltará para buscar a sua igreja, para morar com Ele parasempre em um universo novo(Ap 21:1). Ao meditar sobre o futuro, caminheconfiante porque Cristo, o Vencedor, caminha conosco, e, certamente, com Eletriunfaremos.
2. Umlivro de advertências e consolações. O Apocalipse é um livro deesperança. O apóstolo João, testemunha ocular de Jesus, proclamou que o Senhorvitorioso iria, com toda certeza, retornar para defender os justos e julgar ospecadores. Mas o Apocalipse também é um livro de advertências e consolações. O seuestudo incentiva-nos à santidade, encoraja-nos no sofrimento e nos leva aadorar Àquele que está no trono (2Pe 3:12).
Há muitos males que atacam aigreja: esfriamento, perseguição, heresia, imoralidade, presunção e apatia. MasCristo se apresenta para cada igreja como o remédio para o seu mal. Segundo orev. Hernandes Dias Lopes, Cristo não apenas está no meio da igreja (Ap 1:13),mas Ele está andando, em ação investigatória no meio da igreja (Ap 2:1). Elesonda a igreja, pois Seus olhos são como chama de fogo (Ap 2:18).
A situação nas igrejas não eraideal. Então, Cristo convocou seus membros para que se comprometessem a viverde modo justo.
Para a igreja de Éfeso, que havia perdido o seuprimeiro amor, Jesus se apresenta como aquele que anda no meio da igreja,segurando a liderança na mão, como o Seu pastor superior. Ele está dizendo,"eu vejo tudo e conheço tudo".
Para a igreja de Esmirna, queestava passando pelo sofrimento, perseguição e morte, enfrentando o martírio,Jesus se apresenta como aquele que esteve morto e tornou a viver. O Jesus quevenceu a morte é o remédio para alguém que está enfrentando a perseguição e amorte.
Para a igreja de Pérgamo, queestava se misturando com o mundo e perdendo o senso da verdade, Jesus seapresenta como aquele que tem a espada afiada de dois gumes, que exerce juízo esepara a verdade do engano. Pérgamo estava em conflito entre a verdade e oengano (Ap 2:14).
Para a igreja de Tiatira, queestava tolerando a impureza e caindo em imoralidade, Jesus se apresenta comoaquele que tem os olhos como chama de fogo, que tudo sonda e conhece e tem ospés semelhantes ao bronze polido e que é poderoso para julgar e vencer os inimigos.
Para a igreja de Sardes, quetinha a fama de ser uma igreja viva, mas estava morta, Jesus se revela comoaquele que tem os sete espíritos de Deus, a plenitude do Espírito, o único quepode dar vida a uma igreja morta. A igreja tinha fama, mas não realidade; tinhaaparência de vida, mas estava morta.
Para a igreja de Filadélfia, umaigreja que tinha pouca força, mas era fiel, Jesus vê muitas oportunidades à suafrente e diz a ela que Ele tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, eque fecha, e ninguém abrirá.
Para a igreja de Laodicéia, umaigreja sem fervor espiritual, morna, rica financeiramente, mas pobreespiritualmente, Jesus se apresenta como aquele que é constante fidedigno nomeio de tantas mudanças.
II. AUTORIA, DATA E LOCAL.
1. Autoria. Opróprio livro nos diz que o autor é João(Ap 1:1,49;22:8) e que escreveu porordem de seu Senhor, Jesus Cristo. Evidências externas antigas, fortes eabrangentes confirmam a identificação do autor com o apóstolo João, filho deZebedeu, que trabalhou durante muitos anos em Éfeso (na Ásia Menor, região ondeficavam as sete igrejas mencionadas nos capítulos 2 a 3). Foi exilado peloimperador Domiciano em Patmos, onde escreveu as visões que oSenhor lhe concedeu. Posteriormente, voltou a Éfeso, onde morreu em idadebastante avançada. Justino Mártir, Irineu, Tertuliano, Hipólito, Clemente deAlexandria e Orígenes atribuem o livro de Apocalipse a João. Mais recentemente,foi encontrado no Egito um livro chamado Apócrifo de João(c.150 d.C) quetambém atribui Apocalipse a João, irmão de Tiago.
2. Data eOcasião. Apocalipse foi escrito duranteuma época de perseguição, provavelmente durante o reinado de Domiciano (81-96d.C). Os pais da Igreja indicam especificamente o final do reinado de Domicianopor volta de 95 - 96 d.C como o período da estada de João em Patmos, onderecebeu a revelação. Uma vez que se trata de uma proposição antiga,fundamentada e amplamente difundida entre os cristãos ortodoxos, temos bonsmotivos para esta data.
O livro é dirigido a sete igrejas da Ásia Menor (Ap1:4,11), uma área que, atualmente, é parte da Turquia ocidental. Cada igrejarecebe repreensões e encorajamentos de acordo com a sua condição(Ap 2:1-3:22).Houve muita perseguição sobre alguns cristãos (Ap 1:9; 2:9,13) e haveria mais pelafrente(Ap 2:10; 13:7-10). Oficiais romanos tentariam forçar os cristãos aadorar ao imperador. Ensinamentos heréticos e fervor decrescente tentariam oscristãos para que se envolvessem com a sociedade pagã (Ap 2:2,4, 14-15, 20-24;3:1-2,15,17).
O livro de Apocalipse asseguraaos cristãos que Cristo conhece as suas condições e que ele os chama parapermanecerem firmes contra todas as tentações. A vitória dos cristãos já foiassegurada pelo sangue do Cordeiro (Ap 5:9,10; 12:11). Cristo virá em breve paraderrotar Satanás e todos os seus agentes (Ap 19:11-20:10), e o povo de Cristodesfrutará da paz eterna em sua presença (Ap 7:15-17; 21:3,4). Amém!
3. Lugar. Joãoescreveu o Apocalipse em Patmos (Ap 1:9). Trata-se de uma pequenailha da Grécia a 55 km da costa sudoeste da Turquia, no mar Egeu. É uma das ilhas do Dodecaneso (arquipélagocomposto de 12 ilhas) e possui uma área total de 34,6 km² e uma populaçãode, aproximadamente, três mil habitantes.
A ilha édividida em duas partes quase iguais, uma do norte e outra do sul, unidas porum estreito istmo. Avegetação é limitada, e o relevo, formado de montes relativamente baixos, cujopico mais alto é o Profitis Ilias com 269 metros.
Conhecida por ser o local paraonde o apóstolo João foi exilado — conforme consta na introdução do livro bíblico de Apocalipse —, ailha de Patmos foi usada como um lugar de banimento durante ostempos romanos. Segundo uma tradiçãopreservada por Irineu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu em 95 ou 96 d.C., no ano décimo quarto do reinadode Domiciano. Desde 1522, a ilhafoi diversas vezes controlada pelos turcos, sendo capturada pelos italianos em 1912. Em 1948 passou definitivamente ao controle grego.
O imperador Domiciano, quearrogou para si o título de Senhor e Deus, baniu João para a Ilha de Patmos.Mas ao mesmo tempo em que se achava fisicamente em Patmos, achou-setambém em espírito e Deus abriu-lhe o céu e revelou-lhe as coisas que em brevedevem acontecer.
Num tempo em que a igreja estava sendo massacrada e pisada,perseguida e torturada, João recebe a revelação de que o Noivo da Igreja, oSenhor absoluto dos céus e da terra, está no total controle da igreja e dahistória (Ap 1:13; 5:5). Roma pôde banir João para uma ilha solitária, mas nãopôde impedir que ele veja o céu aberto. Roma pôde impedir que João se relacionecom as pessoas, mas não pôde impedir que ele entre na sala do trono do universopara estar na presença do Deus Todo-Poderoso. Deus usa seus instrumentos deforma incomum. Ele transforma tragédias em triunfo.

III.APOCALIPSE, O LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO

1. Tema do Apocalipse. O tema dolivro de Apocalipse é a vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e seusseguidores (Ap 17:14). A intenção do livro é mostrar que as coisas não sãocomo parecem ser. O diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta e todos osímpios perecerão, mas a Igreja, a Noiva do Cordeiro, triunfará. Cristo é sempreapresentado como vencedor e conquistador (Ap 1:18; 5:9-14; 6:2; 11:15; 19:9-11;14:1,14; 15:2-4; 19:16; 20:4; 22:3). Jesus triunfa sobre a morte, o inferno, odragão, a besta, o falso profeta, a Babilônia e os ímpios.
A igreja perseguida ao longo dosséculos, mesmo suportando martírio, é vencedora (Ap 7:14; 22:14; 15:2). Osjuízos de Deus mandados para a terra são uma resposta dEle às orações dossantos (Ap 8:3-5).
2.Divisões do Apocalipse. O livro de Apocalipse é dirigido às sete igrejas daÁsia (Ap 1:4) e está dividido em três partes principais, contemplando passado,presente e futuro (Ap 1:19):
a) Ascoisas que João viu - “escreve as coisas que tens visto”: A visãona qual Cristo aparece como Juiz das Igrejas (Ap 1:9-20).
b) Ascoisas que são – “e as que são”: Um esboço do período da Igrejadesde a morte dos apóstolos até o dia em que Cristo levará seus santos para oCéu (caps. 2 a 3).
c) Ascoisas que hão de acontecer depois destas – “e as quedepois destas hão de acontecer”: Um esboço dos acontecimentosque ocorrerão depois do arrebatamento dos santos para o estado eterno(caps. 4 a22).
A seguir,uma forma simples de memorizar o conteúdo da terceira parte do livro:
c.1) Oscapítulos 4 a 19 descrevem a grande tribulação, um período de sete anos duranteo qual Deus julgará a nação incrédula de Israel, bem como os gentiosincrédulos. Esses julgamentos são representados pelas imagens de:
Ø       seteselos;
Ø      sete trombetas;
Ø      sete taças.
c.2) Oscapítulos 20 a 22 tratam da segunda fase da segunda vinda de Cristo, de seureino na Terra, do julgamento diante do Grande Trono Branco e do Estado Eterno.
No período da Grande Tribulação, o sétimo selo contém assete trombetas. A sétima trombeta contém as sete taças de julgamento. À medidaque a narrativa se desdobra, porém, ocorrem interrupções frequentes que nosapresentam várias personalidades e acontecimentos relevantes do período daGrande Tribulação. Alguns autores chamam essas interrupções de parêntesesou inserções. Os parênteses mais importantes são:
·        Os cento e quarenta e quatro mil santos judeus selados (Ao7:1-8).
·        Os cristãos desse período (At 7:9-17).
·        O anjo forte com o livrinho (Ap 10).
·        As duas testemunhas (Ap 11:312).
·        Israel e o dragão (Ap 12).
·        As duas bestas (Ap 13).
·        Os cento e quarenta e quatro mil com Cristo no monteSião(Ap 14:1-5).
·        O anjo com o evangelho eterno (Ap 14:6,7).
·        Anúncio preliminar da queda da Babilônia (Ap 14:8).
·        Advertência aos adoradores da besta (Ap 14:9-12).
·        A ceifa e a vindima (Ap 14:14-20).
·        A destruição da Babilônia (Ap 17:1-19:3).
Aoestudarmos Apocalipse, precisamos ter sempre em mente a distinção entre aIgreja e Israel. A Igreja é um povo celestial, abençoado com bênçãosespirituais e chamado a participar da glória de Cristo como sua noiva. Israel éo povo antigo e terreno de Deus, ao qual ele prometeu a terra de Israel e umreino terreno literal sob o governo do Messias. A Igreja verdadeira émencionada nos três primeiros capítulos, mas só volta a aparecer nas Bodas doCordeiro em Ap 19:6-10. O período da Grande Tribulação (Ap 4:1-19:5) é,primordialmente, de caráter judaico.
3. Objetivos do Apocalipse. Váriossão os objetivos. Dentre eles destacamos:
a) Revelar o Noivoglorioso da igreja, o supremo conquistador. Durantea sua primeira vinda a glória de Cristo estava encoberta. Ele viveu seesvaziando da Sua glória. Cristo veio ao mundo para revelar o Pai(João 17:6).No Apocalipse é o Pai quem revela a Jesus (Ap 1:1). E como O revela? Como oservo lavando os pés dos discípulos? Como uma ovelha muda que vai para omatadouro? Como aquele de quem os homens escondem o rosto? Como aquele que estápregado na cruz, com o rosto cheio de sangue? Como aquele que tem as mãosatadas e os pés pregados na cruz? Absolutamente não! A revelação de JesusCristo pelo Pai é de um Ser glorioso: Seus cabelos não estão cheios de sangue,mas são alvos como a neve. Seus olhos não estão inchados, mas são como chama defogo. Seus pés não estão pregados na cruz, mas soa semelhantes ao bronzepolido. Sua voz não está rouca por causa da língua que está colada ao céu daboca, por atordoante sede, mas é voz como voz de muitas águas. Suas mãos nãoestão cheias de pregos, mas Ele segura a Igreja e a história em Suasonipotentes mãos. Seu rosto não está desfigurado, mas brilha como o sol. NoApocalipse, a glória de Cristo é auto-evidente (Mc 14:61-62; Ap 1:7). Glóriaspara sempre sejam dadas a Ele, único e verdadeiro Senhor e Deus!
b)Confortar a igreja militante em seu conflito contra as forçasdo mal. O livro de Apocalipse está cheio de consolações para oscrentes afligidos. A eles é dito: Que Deus vê suas lágrimas (7:17; 21:4); suasorações produzem verdadeiras revoluções no mundo (8:3-4); sua morte é preciosaaos olhos de Deus (14:13); sua vitória é assegurada (15:2); seu sangue serávingado (6:9; 8:3); seu Cristo governa o mundo em seu favor (5:7-8) e seuCristo voltará em breve (22:17).
c)corrigir as distorções doutrinárias e desvios de conduta das igrejas da ÁsiaMenor. Antes de Jesus manifestar seu juízo ao mundo, elemanifestou-o à sua igreja (1Pe 4:17); por isso, Jesus mostrou seu julgamento àssete igrejas (Ap 1-3) antes de mostrá-lo ao mundo (Ap 4-22). Todas as cartasenviadas às sete igrejas têm basicamente a mesma estrutura: apresentação,apreciação, reprovação e promessas.
A igreja ainda hoje tem as mesmasdistorções e desvios de condutas, talvez até pior. Dentro de uma mesmacongregação, há crentes firmes na fé e outros que coxeiam na fé. Há aqueles quecombatem a heresia e não suportam os falsos mestres, mas perdem o amor; etambém há aqueles que, em nome do amor, toleram a falsa doutrina e desviam-seda verdade. Há igrejas cuja aparência é bela e cujo desempenho aos olhoshumanos é formidável, mas elas não passam no crivo de Jesus. Precisamos nosacautelar, pois nem tudo que é belo aos olhos dos homens é aceitável diante deDeus. Nem tudo que impressiona os homens é agradável a Deus. O homem vê aaparência; e Deus, o coração. O homem se contenta com o exterior, Deus requer averdade no íntimo.
d)Mostrar aos santos o que haveria de acontecer nos últimos dias.
e)Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da vinda do Senhor.

CONCLUSÃO

Ao ler o livro de Apocalipse,você irá se maravilhar, como João, com o deslumbrante panorama do plano que foirevelado por Deus. Ouça as advertências feitas por Cristo às Igrejas e arranquede si todo pecado que possa bloquear seu relacionamento com Ele. Encha-se deesperança sabendo que Deus está no controle de tudo e que a vitória de Cristoestá assegurada. Você já leu o Apocalipse? Abra a sua Bíblia, e ponha-se a ler,agora mesmo, este maravilhoso e fascinante livro de Deus.
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Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD –Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular(Antigo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Revista Ensinador Cristão – nº 49.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico Beacon – CPAD.
Comentário Bíblico NVI – EDITORA VIDA.
Caramuru AFONSOFrancisco – A mordomia cristã das finanças.
Rev.Hernandes Dias Lopes – Apocalipse – Ofuturo chegou.
Rev.Hernandes Dias Lopes – Ouça oque o Espírito diz às Igrejas.
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