sexta-feira, 23 de março de 2012

Como sua opinião é influenciada?

Como sua opinião é influenciada?:

por Zé Luís

O general procura o sargento, que naquele momento está diante de seu pelotão, e pergunta ali mesmo qual sua opinião sobre um outro militar de mesma patente, que milita em um posto vizinho:

-O sargento Tomás é um homem disciplinado – respondeu ele,  tem formação acadêmica exemplar, os soldados formados por ele conseguem sempre boa avaliação nas provas, um exímio conhecedor de armas, domina varias artes marciais, tão valiosas em combate, um ótimo estrategista...

Um cabo de seu pelotão, discretamente, se aproxima e sussurra em seu ouvido, ainda quando ele enumerava os dotes de seu colega de farda:
-Sargento... esse Tomás que você está qualificando positivamente é aquele que fala mal de você para todo mundo...
-Eu sei – disse ele – mas a pergunta do general é sobre minha opinião em relação a ele, e não a opinião dele sobre minha pessoa.

Ouvi essa história há muitos anos, durante uma aula de escola bíblica (lembro do Kleber Marques dando essa aula e talvez ele, se ler, corrigirá um ou outro ponto escrito aqui, embora seja esse o contexto).

Não é fácil ter caráter suficiente para manter uma opinião imparcial diante da crítica alheia que nos denigre, manter intactos nossos critérios de justiça quando podemos revidar àquele que busca nosso mal. Resistir a tentação de desperdiçar o momento da vingança são para poucos, mas para este, isso nunca é uma tentação.

Eu sei: olho por olho, dente por dente.

Mas o sentido que o Mestre diz em seu sermão NA Montanha é esse: quando alguém te obriga, pela força, a andar contigo mil metros, ande o dobro. Um exercício terrível, mas ensina a nos manter íntegros, nos manter serenos diante das injustiças, evita que a ira e a tristeza influenciem nosso senso de direção.

Nos mantém no foco.

Só assim, sua visão não se distorcerá: seu senso crítico não será tocado, seus combates na alma serão sempre vencidos pelo bom senso de quem busca o que é justo e bom em todos os seus passos.

Siga @cristaoconfuso pelo Twitter

Nenhum comentário: