quarta-feira, 14 de março de 2012

O relato da criação e o mito de Adão e Eva

O relato da criação e o mito de Adão e Eva:



Qual o problema de Adão ser um personagem de um mito? Para quem faz uma interpretação literal talvez isso se torne um problema, mas não será para um leitor mais afinado com o espírito do texto bíblico. Aliás, acrescente-se que Adão não sequer é um nome próprio, é um substantivo, uma palavra hebraica para designar "homem". Para ir ainda mais longe, no relato a palavra sempre aparece com o artigo antes: "o homem". 

Tenho claro para mim que o relato do Gênesis é uma profissão de fé, e não de uma cosmogonia. Quem tem que dizer sobre o modo como foram se sucedendo os fenômecos da gênese do mundo, sobre a evolução, é a ciência. O papel da fé é outro! A fé pertence apontar a causa última, extramundana, de todo esse processo. E, principalmente, indicar o sentido dessa relação de dependência de tudo quanto existe para com Deus, para a vida do homem. Esse é o papel do relato da criação. 

A Bíblia apresenta a criação e seu sentido para a vida do homem de uma maneira poética, por meio de um poema litúrgico. Um poema para ser proclamado nas assembléias do culto divino. 

A distribuição das "tarefas divinas", nos dias da semana, obedece a um engenhoso artifício literário, e às concepções cosmológicas da época: 

DIA ----------- SEPARAÇÃO 
1º ----------- luz, trevas 
2º ----------- águas acima do firmamento e águas inferiores 
3º ----------- terra, mar 

DIA ----------- ORNAMENTAÇÃO 
4º ----------- sol, lua estrelas 
5º ----------- passáros (ar) e peixes (água) 
6º ----------- animais da terra e o homem 

DIA ----------- DESCANSO DE DEUS 
7º ----------- Modelo do descanso do homem, no sábado, e fim do trabalho humano na criação. 

A criação é descrita como uma passagem do CAOS para a ORDEM. Daí as duas obras fundamentais de separação e ornamentação. Para cada dia de separação houve um dia de ornamentação correspondente, concluindo com o "descanso de Deus", e o "descanso do homem", significando a contemplação. Trata-se do "descanso EM Deus" de que falava Sto Agostinho: "Senhor, criaste-nos para Ti, só encontramos descanso em Ti." 

Nenhum comentário: