quinta-feira, 15 de março de 2012

ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES CRISTÃOS

ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES CRISTÃOS:



No sentido de cooperar com os colegas que exercem a nobre função de educar, em especial aos docentes cristãos, faço uso da teoria de Carl Rogers, a qual é de fundamentalrelevância para o processo de ensino-aprendizagem que envolve, obviamente,educadores e educandos, pois induz ambos os grupos a buscarem racionalmentemudanças para dentro e fora da sala de aula.

A teoria deRogers, portanto, consiste em uma aprendizagem centrada na pessoa, desenvolvidaa partir de relacionamentos afetuosos interpessoais onde ocorra um interesse deambos os lados, professor e aluno, objetivando atingir um nível de significativoaprendizado. Todavia, este processo envolve o exercício de humildade por partedo educador, que resultará em autenticidade e transparência na relação com odiscente.

Para Rogers oprocesso de aprendizagem não deve resumir-se a “tarefas”; aliás, contraria estaidéia, considerando que o indivíduo deve ser observado em sua totalidade e nãoapenas através do mero desenvolvimento delas, que segundo ele, por não afetar aestrutura sentimental e emocional do ser, conseqüentemente não produzirá nenhumtipo de curiosidade no educando, e, com o passar do tempo tudo aquilo que foidesenvolvido terminará no esquecimento.  Comfulcro no que anteriormente foi exposto, vale salientar então, que Rogersdefende a idéia de que o processo de ensino aprendizagem não se restringeapenas a transmissão de conhecimento, mas é muito mais do que isso; consisteem instigar no aluno a curiosidade que o levará a percorrer o caminho da buscapor aquilo que está além conhecimento já adquirido. Este método induz a pessoa à autoconfiançae a inclina a busca de algo mais profundo.

Partindo dapremissa de que a vida humana consiste em um constante processo de mudanças,torna-se legítima a conclusão de Rogers que resulta na afirmação dainexistência de pessoas exclusivas que sabem e ensinam, mas todos, de fato,sabem e aprendem alguma coisa. Destarte, o professor passa a desenvolver opapel de facilitador desse processo de ensino-aprendizagem, auxiliando eorientando seus discentes a viverem como indivíduos em constante processo detransformação. O professor, todavia, se exime da figura de mero transmissor deconhecimento, como se o aluno fosse um simples receptáculo, e se qualifica comomaterial de apoio ao educando, proporcionando interação com este, preparando oambiente para a aprendizagem, possibilitando a pesquisa e instigando acuriosidade daquele a quem educa, objetivando assim, a promoção de umaaprendizagem significativa, resultante da busca pelo próprio conhecimento.

Rogersconsiderando o indivíduo como um todo e entendendo que corpo e mente,sentimentos e intelecto são partes indissociáveis de um mesmo ser, conclui diantedestas verdades que a adaptação individual em relação ao atual modelo deeducação que prima pelo lado intelectual, torna-se prejudicada no tocante a indivíduosque apresentam problemas emocionais e enfatiza que, estes não obterão um bomresultado no seu processo de aprendizagem. Assim, ressalta a relevância que háem toda a esfera psicológica para o pleno desenvolvimento do processo em foco.

Para que aaprendizagem possa fruir de maneira adequada, é importante que o educadorentenda bem qual é sua função, e apresente algumas característicasfundamentais, tais como, autenticidade, primeiramente para consigo mesmo e conseqüentementepara com os outros, desenvolva consideração e respeito para com o educando,integrando-o ao grupo e descartando exclusões por quaisquer motivos que sejam.  

Portanto, ésalutar ao processo, que o educador ao conduzir a aprendizagem, confie naquele aquem ensina, dando credibilidade ao potencial e as escolhas individuaisinerentes a metodologia própria de aprendizagem adotada pelo indivíduo,valorizando e dando liberdade a expressão de cada um dos membros constituintesde seu círculo educacional, bem como, considerando a “auto-avaliaçãoresponsável" como parte constituinte do processo de aprendizagem.Portanto, quando este aluno cometer algum erro durante a sua formaçãoeducacional, caberá ao professor, na condição de facilitador deste processo,orientá-lo a reencontrar o caminho certo, cuidando sempre para que não hajaconstrangimentos concernentes ao erro anteriormente cometido. Logo, esta“aprendizagem centrada na pessoa” é caracterizada pelo aproveitamento daprópria vontade que o estudante tem em cooperar em sua própria formaçãoeducacional.

Encerrando esta postagem, desejo que o conteúdo escrito por este signatário possa produzir resultados profícuos no exercício de sua docência cristã.


Fraternalmente em Cristo,


Ângelo S. Monteiro
Soli Deo Gloria 


Divulgue esta postagem. Curta no Facebook!

Nenhum comentário: