quinta-feira, 8 de março de 2012

Pronunciamento do Deputado Federal João Campos, Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Pronunciamento do Deputado Federal João Campos, Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:


A Frente Parlamentar Evangélica, da qual sou presidente, fez ontem, no Plenário 1 desta Casa, onde, parlamentares do nosso segmento e funcionários evangélicos da Câmara e do Senado celebram a Deus semanalmente, homenageou as mulheres ali presentes, sob direção das deputadas Liliam Sá e Benedita da Silva.
Hoje, Senhor Presidente, neste 8 de março, em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, quero, em nome desta Frente, homenagear as mulheres de todo o Brasil por este dia que representa um marco internacional de luta da mulher. Exatamente em 8 de março de 1857, operárias tecelãs em Nova Iorque ocuparam o interior da fábrica em que trabalhavam para reivindicarem melhores condições de trabalho, tais como, redução da carga horária de 16 para 10 horas de trabalho diário, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de operação) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi violentamente reprimida e mais de 120 tecelãs morrem carbonizadas trancadas dentro da fábrica.
Este fato, Senhor Presidente, marcou a luta das mulheres pela dignidade, permitindo que em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, decidisse que o 8 de março fosse o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
65 anos depois da criação do Dia Internacional da Mulher, portanto, em 1975, a ONU resolveu oficializar a sua decisão e inseri-la no calendário mundial.
Quero aqui deixar a homenagem da Frente Parlamentar Evangélica às mulheres de todo o Brasil e dizer que a luta pelos direitos e dignidade da mulher brasileira é uma de nossas bandeiras nestas Casa.
A mulher, Senhor Presidente, foi privilegiada por Deus com o Dom de gerar, portanto, é ela dona da capacidade de multiplicar a humanidade.

Parabéns a todas as mulheres do Brasil

Deputado João Campos/PSDB/GO
Presidente da Frente Parlamentar Evangélica















Nenhum comentário: