sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bênçãos Para a Terceira Idade


                             (Salmos 102.3-9)

Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha. Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer. Sou como o pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados.

Os meus inimigos me insultam a toda hora; furiosos contra mim praguejam com o meu próprio nome. Por pão tenho comido cinza e misturado com lágrimas a minha bebida.

Preâmbulo: Quero através desta mensagem que preparei com muito carinho, que coloquem bastante atenção principalmente as pessoas da terceira idade. Às vezes vejo pessoas da terceira idade desejando ter a saúde de um jovem: sem diabetes, pressão alta, reumatismo, sem perda de visão, sem perda de apetite. Deus quer Le dar outro tipo de benção, não esta saúde de jovens. Vejamos o que falou o sábio rei Davi, estando ele já na sua terceira idade. Neste Salmo 102 encontramos o mais puro retrato da terceira idade.

I - A DURA REALIDADE DA TERCEIRA IDADE

1. Artrites e Artrose: (v.3) Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha. Estas enfermidades é o envelhecimento das articulações, começa nos 45 anos de idade, no meio da vida. Inflações muito dolorosas, principalmente nos membros de muito movimento e que suporta o peso do corpo, tais como as mãos e os pés respectivamente.

2. Mal de Alzheimer: (v.4) Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Por que a capacidade de lembrar começa a diminuir, seria bom anotar em um caderno os compromissos, os números telefônicos, os dias de aniversários dos parentes. O dia que tem que ir ao medico, o dia que tem que ir buscar a aposentadoria.

3. Perda de peso: (v.5) Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer. É verdade que o apetite já não é o mesmo, mas faça um esforço para comer bem. Não comam comidas velhas requentadas, nem gordurosas, nem salgadas.

4. Solidão: (v.6) Sou como o pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não se sinta sozinho, não diga que te abandonaram. Procure ser extrovertido, alegre, comunicativo. Faça visitas, faça compras, faça exercícios. Conte causos. Veja televisão. Faça ligações telefônicas. Não vá dormir tão sedo.

5. Insônia: (v.7) Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados. O passarinho do telhado entra na tua cama bem gostosa, mas antes procure orar antes de dormir (não rezar), orar é dizer pra Deus com tuas próprias palavras, o que você sente, precisa. Diga pra Deus, vou dormir em Paz agora, por que tu me sustentas. Se quiseres tome um chá, mas evite tomar soníferos. Se passar mais de 40 minutos rolando na casa sem dormir, é melhor levantar-se e realizar alguma atividade até vir o sono.

6. Ameaças: (v.8) Os meus inimigos me insultam a toda hora; furiosos contra mim praguejam com o meu próprio nome. Procure não ter inimigos veja o que diz: Romanos 12.18 Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens

7. Saudosismo: (v.9) Por pão tenho comido cinza e misturado com lágrimas a minha bebida. Comer cinza é ficar sentindo saudade do passado. Os dias passados não são melhores que hoje. (Ec 7.10) Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim. Tem pessoas que fazem do cemitério uma romagem, não precisa ir muito La, mas quando for não fique falando com o falecido. Tire as roupas do defunto da sua casa, seu chapéu, sua bengala, fique apenas com as fotos.

II - BÊNÇÃOS QUE PRECISAM OS DA TERCEIRA IDADE

1. Preciso dizer uma verdade que cura: O principal milagre que uma pessoa da terceira idade precisa, sabe qual é? A Fortaleza. Não somos irresponsáveis para ficar dizendo aqui que Deus vai te curar de todas as tuas doenças. O que pretendemos ensinar com esta palavra é que viva com sabedoria a tua velhice, sabendo que o envelhecimento é o processo de Deus para nos levar ao céu. (Ec 7.19) A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Jesus falou para Pedro (Lc 22.32) Eu, porém, roguei por ti, (Pedro) para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

2. Ter Esperança de morar no Céu: Todos devem saber que o Céu é o melhor lugar para cada uma de nós, mas estamos tão apegados as coisas da terra, aos familiares que no momento de ir, resistimos ao máximo. (Fp 1.23) Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Tem pessoas que não tem esperança de morar no Céu, viveram já 70, 80 anos da sua vida e não sabe para onde vai.

3. Ter Consolação pelas perdas de seres queridos: (1 Co 1.3,4) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

4. Ter Graça para obedecer a quem cuida de você: (Jo 21.18) Em verdade, em verdade te digo que, quando era mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Você tem que colaborar com as pessoas que te ajudam sendo bem bonzinho (a) sem gritar, comer toda a comida, tomar banho, andar cheirosinho (a).

5. Ter Sabedoria para viver equilibradamente: Sem ficar dizendo que esta morrendo, que não quer comer mais. Sem ficar contando apenas penas, dores e pavores. Uma boa atividade para os da terceira idade é escrever aquelas lindas historia e experiência que vocês já tiveram.

6. Ter Atividades para se sentir útil: (Sl 92.14,15) Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

7. Ter Deus te carregando no colo: (Is 46.3,4) Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até a vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até as cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.

8. Ter um final de vida como Davi: (1 Cr 29.28) Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória. (Sl 37.25) Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.


Autor: Teófilo Karkle
Via: www.estudogospel.com.br


Nenhum comentário: