terça-feira, 13 de março de 2012

Devagar a gente chega lá

Devagar a gente chega lá:

Sucesso entre brasileiros, os livros de autoajuda lotam prateleiras de livrarias. Fazem a alegria da galera. Jovens, adultos, idosos, todos gostam. A razão: todos querem viver bem. Mas não basta querer. É necessário agir. Fórmula mágica? Não há. Dicas? Têm aos montes. Destaco 3.

Uma: Ouça a voz da consciência. Se ela lhe pedir pra fazer, faça. Não a confunda, porém, com vontade. A voz da consciência tem alto teor de bom senso.  Enquanto que a vontade pode gerar descontrole e ser prejudicial. Por isso, saiba filtrá-la. Submeta-a ao que o bom senso determina. Shakespeare escreveu: “Nossos corpos são nossos jardins, cujos jardineiros são nossas vontades”. Você está acima do peso? Se optar por ouvir suas vontades, vai continuar se empanturrando de guloseimas, massas, frituras & cia. deliciosa de alimentos que, em excesso, causam danos à saúde. Mas a voz da consciência o exorta: “Faça dieta, exercício físico. Não seja sedentário”. E por aí vai... Profissional, social, conjugal, familiar, emocional, em todas as áreas da vida a sua consciência lhe dará dicas.

Outra dica: Simplifique, não complique. Às vezes, distorcemos a realidade. Criamos monstros e, por isso, travamos frente à vida. Alguns monstros, entretanto, só são monstros porque você os vê assim. Dificuldades? Todos têm. Capacidade, também. O segredo é dar o 1º passo. E continuar, como diz o ditado, “devagar e sempre”. Faça isso e perceberá que os medos que você sente baterão em retirada. E os monstros imaginários serão exorcizados.  

A última: Começou? Vá até o fim. Perseverança é a palavra-chave. Se você fez faculdade, por exemplo, sabe qual é a sensação de concluir um curso. Ânimo, autoestima, autoconfiança, empolgação vão lá em cima. O sentimento é de dever cumprido. Além da mamãe e do papai ficarem orgulhosos, você fica mais fortalecido. Em todas as áreas não podem faltar determinação, vontade, empenho e perseverança. Quando não der mais, quando for hora de parar, não se preocupe. Lembra-se da consciência? Então, ela o alertará. Afinal, o bom senso joga a seu favor.

Em suma: é preciso dar alguns passos para se viver bem. Pra isso, sair da zona de conforto é pra lá de importante. Não deixe sua existência ser pautada pela filosofia do pagodeiro que diz: ”Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Antes, ouça a voz da consciência e dê vez ao bom senso. “Devagar e sempre” você chega lá.

Alessandro
Obrigado por sua visita.

Nenhum comentário: