segunda-feira, 12 de março de 2012

Harpa Cristã e os seus 90 anos

Harpa Cristã e os seus 90 anos:
Por Gutierres Fernandes Siqueira

Nós, assembleianos, estamos comemorando os 90 anos da Harpa Cristã, o hinário oficial da das Assembleias de Deus no Brasil. Agregando clássicos tradicionais e composições pentecostais, a denominação construiu um livro de músicas que marcou a história do evangelicalismo brasileiro e, em especial, do pentecostalismo tupiniquim.

O lançamento da Harpa Cristã aconteceu em 1992, na cidade de Recife (PE) com 100 hinos. A Harpa Cristã nasceu de uma necessidade de musicalizar a doutrina pentecostal, já que a Assembleia de Deus usou por muitos anos o hinário congregacional Salmos e Hinos, que até então era utilizado por algumas igrejas históricas.

Um diferencial da Harpa Cristã em relação a outros hinários clássicos é a forte influência escandinava. O maestro norueguês Jahn Sörheim e os pastores suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg colaboraram grandemente na formação do Cantor Pentecostal. O pastor brasileiro Paulo Leivas Macalão fez diversas adaptações das traduções literais realizadas por Samuel Nyström.

A Harpa Cristã possui 640 desde 1996, ano da última revisão.

O primeiro hino que aprendi da Harpa Cristã foi o alegre A Face Adorada de Jesus. O coro diz:

A face adorada de Jesus verei,
Com a grei amada, no céu estarei,
Na mansão dourada, hinos vou cantar
A Jesus, minha luz, que me quis salvar!

Veja como a letra expressa uma esperança escatológica e cristocêntrica.

Eu, como vocês bem sabem, desteto tradicionalismo. Não acho que a liturgia assembleiana deva ser exclusivamente dependente da Harpa Cristã. Mas, sinceramente, fico triste de ver como o nosso hinário é pouco valorizado. A musicalidade pentecostal, especialmente dessas cantoras que cantam gritando, é pobre e triunfalista. Hoje, é comum ouvir letras que incentivam vingança e até falam na “camada de ozônio” (sic).

Quando eu vejo um CD de coletânea chamado de “cantoras pentecostal” ou “fogo pentecostal” ou ainda “músicas pentecostais” eu saio correndo desesperado! Infelizmente, esses CDs mostram como ficamos mais pobres. Se antes a coletânea pentecostal tinha a qualidade de uma Harpa Cristã, hoje temos a infantilidade do “só vitória” ou “um anjo está passando aqui”.

Outro problema é que pouco se explora a Harpa Cristã. Você que congrega em uma igreja que usa esse hinário provavelmente ouve sempre os mesmos 15 hinos. Só que o hinário é composto por 640 músicas. E os ensaios? Raras são as igrejas que usam um grupo de louvor para ensaiar os hinos da Harpa Cristã. O hinário é sempre tratado com improviso e, infelizmente, perde a beleza com tanta cantoria mal trabalhada. Mas vocês sabem que “é para Jesus”, como alguns dizem querendo justificar a preguiça!

Que a nossa liturgia não despreze o novo (logo porque há muitos hinos contemporâneos maravilhosos), mas que também não se esqueça da riqueza litúrgica, doutrinária e histórica da Harpa Cristã.

O meu hino predileto é o Mais Perto Meu Deus de Ti! Qual é o seu?

1
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!
Inda que seja a dor
Que me una a Ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti!

2
Andando triste, aqui
Na solidão,
Paz e descanso a mim
Teus braços dão;
Nas trevas vou sonhar,
Maia perto quero estar,
Mais perto quero estar,
Meu Deus, de Ti!

3
Minh’alma cantará
A Ti, Senhor!
E em Betel alçará
Padrão de amor,
Eu sempre hei de rogar
Mais perto quero estar,
Mais perto quero estar,
Meu Deus, de Ti!

4
E, quando Cristo, enfim,
Me vier chamar,
Nos céus com serafins,
Irei morar.
Então me alegrarei
Perto de Ti, meu Rei.
Perto de TI, meu Rei,
Meus Deus, de Ti!


Leia mais aqui.

Nenhum comentário: