quinta-feira, 15 de março de 2012

Fui desprezada por quem amava. E agora, o que faço?

Fui desprezada por quem amava. E agora, o que faço?:

Por Samuel Costa


Você foi desprezada. Sonhava em ter filhos e envelhecer ao lado do “homem da sua vida” e agora esse sujeito a deixa sozinha na vida. Não é fácil! Sei que dói muito...

Ter de reaprender a viver sozinha e acreditar em você mesma, apesar das duras palavras ditas e mensagens não ditas... Você não merecia isso, mas aconteceu. A pessoa mais próxima, por quem você gastou uma vida (ou boa parte dela) agora simplesmente vai embora. Você deixou de ter significado pra ele.

O nome pra isso é desprezo...

Sim, desprezo.

O desprezo vindo de quem muito se amou não tem comparações. É amargo, paralisa minhas ações, faz com que eu não sinta minhas pernas, dissolvem meus sonhos como branda fumaça em meio a ventos fortes. O desprezo me mortifica e retira qualquer esperança de reconciliação.

Ser desprezado é pior do que ser odiado. O ódio, pelo menos considera aquele a quem se dirige o rancor, o desprezo não. O desprezo aniquila o outro, faz dele nada. E é assim que você passa a viver: como se não existisse, como se nada fosse, sem qualquer valor. Muitos (e longos) anos dedicados àquele com quem se relacionou agora nada significam, e o único registro de tudo isso são algumas fotografias no fundo da gaveta.

Não bastasse o desprezo, ainda somem os amigos. Poucos são os que querem ser vistos ao lado de pessoas desprezadas, ao lado dos que foram deixados à margem da vida.
Há uma maneira relativamente simples pra você vencer o desprezo, pra virar o jogo e passar por cima disso.

Acompanhe meu raciocínio. É importante que você saiba que pra ser desprezada você precisou ser antes alguém de valor, alguém prezada. Ninguém despreza quem não é prezado. Por isso você tornou-se alvo de desprezo. Não de todos, obviamente, mas de gente ingrata ou invejosa. Os prezados geralmente são alvos do desprezo de quem dá pouco valor a quem é precioso. Alguém de maneira egoísta pôs na cabeça que você não tinha valor e resolveu “provar” sua aparente superioridade (des)prezando-a.

Foi desprezada e quer resolver esse problema em sua vida? Então, lembre-se primeiramente que você tem muito valor. Depois coloque aos pés da cruz de Cristo não apenas os seus pecados, mas todo desprezo que foi jogado contra você. É isso mesmo. Jesus foi o mais (des)prezado de todos os homens e entende o que você está passando. O profeta Isaías registra que o Senhor “foi desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." (Isaias 53:3). Ele, mais do que qualquer um de nós, sabe o que é desprezo.

Já que agora você sabe que tem muito valor (pois ninguém despreza o que não é prezado), e também que Jesus está disposto a carregar o desprezo dirigido a você (e não apenas os seus pecados), encerre esse momento em sua vida com uma atitude fundamental: despreze o desprezo.

Sim. Pra vencer o desprezo é preciso desprezá-lo. Não o considere, não o preze.

Despreze-o! Prezar o desprezo só o fortalece e o agiganta. Se você desprezar o desprezo vai tirar dele todas as energias e vai matá-lo de inanição. Enquanto o desprezo morre, você vive.

E fique certa, pode ser que ninguém esteja vendo a sua dor, assim como ninguém via a dor daquele cego no caminho de Jericó. Enquanto ele gritava e pedia socorro a Jesus, a multidão sequer ligava para o seu choro. Jesus, contudo, pára tudo, pois não há desprezado que passe pelo caminho de Jesus, que Ele não dê atenção. O Senhor se aproxima do cego desprezado e o cura.

Ainda dá tempo. Levante a voz ao Senhor, da mesma forma que aquele felizardo de Jericó: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

E Ele vai te curar.

***

Nenhum comentário: