quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O QUE ESTÃO FAZENDO COM ALGUMAS IGREJAS?


Lamentável o que estão fazendo com algumas igrejas,..., “igrejas”? Sei lá, dizem que é igreja, mas na verdade, não tem nada de igreja. A sinceridade já foi embora faz tempo. Olhar nos olhos e dizer o que se pensa não é mais praticado, preferem a falsidade e o engano a ouvir a realidade dos fatos sem a presença de eufemismos.  Mateus 18.15 já foi descartado da Bíblia de alguns “cristãos”, e para quem é teimoso e insiste em aplicar esta orientação bíblica, o resultado logo vem: represália, retaliação, exclusão, e por aí vai.


É lamentável e continuará sendo o que estão fazendo com algumas igrejas, ..., “igrejas”? Sei lá, dizem que é igreja, mas parece mais uma comunidade farisaica de pessoas obstinadas tentando a todo custo alcançar a “coroa da santidade”. Ops..., não me equivoquei, fique tranqüilo/a. Quando me refiro a “coroa da santidade” o faço em alusão àquela disputa desenfreada e antropocêntrica que ocorre em alguns círculos eclesiásticos como objeto de demonstração de uma superioridade espiritual, onde homens e mulheres disputam entre si para demonstrar quem é o/a mais ungido/a, o/a mais crente, e por aí vai... Não sei se estou equivocado, e se eu estiver, por favor alguém me corrija, pois até o momento ainda penso e não pretendo mudar de opinião, que a santidade realmente deva ser buscada, porém com o ÚNICO objetivo de agradar a Deus, e não para fazer desta um meio de disputa por parte de pessoas egoístas que buscam demonstrar sua suposta superioridade espiritual em detrimento dos demais.


É muito lamentável o que estão fazendo com algumas igrejas,..., “igrejas”? Sei lá, dizem que é igreja, mas parece mais uma comunidade de frustrados que não conseguiram obter sucesso em sua vida secular e que por não dominarem habilidades profissionais, decidiram pastorear. “Pastorear”? Sim, infelizmente existem muitos frustrados “pastoreando”. Não pense que tenho alguma coisa contra os pastores, muito pelo contrário, pois existem muitos homens devidamente capacitados e habilitados para tal exercício. Afinal de contas não faço parte da comunidade farisaica nem da comunidade dos frustrados, todavia, vocês hão de convir comigo que tem muitos “matadores de ovelha” por aí. Alguns deles chegam a ser engraçados, pegam suas espadas enferrujadas e matam as ovelhas de tétano. Outros usam um cajado tão pesado que cada varada  é um “NOCAUTE”. Sem falar daqueles que por falta de pasto verde, estão dando palha seca para suas ovelhas, as quais terminam por morrer engasgadas. Ufa, ..., acho que acabou. Ops... acabou não. Acabei de lembrar-me  de outra classe, mas deixa para lá. Pra que falar tanto assim? Depois vão me chamar de falador. Tá bom, ta bom... eu falo. Bhá gente, tem aqueles que preferem os lobos em detrimento das ovelhas. Acho que estou sarcástico de mais, mas como diz um amigo meu: “seria cômico se não fosse trágico” o que estão fazendo com a igreja.


É extremamente lamentável o que estão fazendo com algumas igrejas, “igrejas”? Sei lá, dizem que é igreja, e olha que essas são quase maioria. Estou falando daquelas que em vez de porteiros ou recepcionistas, deveriam ter vigilantes; em vez da cruz, chaminés; em vez da salva, cofres; em vez da bolsa do tesoureiro, carros blindados para transporte de valores. É lamentável não é? Sim, óbvio que é, pois algumas “igrejas” mais parecem EMPRESAS do que igreja.  Perca de foco total!

Gente onde vamos parar? Vamos acordar, ou vamos continuar calados. Sinto-me como em um tiroteio: de um lado o grupo dos bitolados movidos pela ignorância e o extremismo religioso o qual é propagado pelo senso comum ou por qualquer outro meio, menos pela Bíblia; e do outro lado os burgueses movidos pelo devastador sistema capitalista que trata as pessoas pelo que elas têm e o que podem fornecer, esquecendo-se que o principal é o que elas realmente são.

É lamentável, mas, mesmo após escrever essas breves linhas, continuo a me perguntar: O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA?


Fraternalmente em Cristo,


Ângelo S. Monteiro

Nenhum comentário: