quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Capítulos e versículos da Bíblia


Capítulos e versículos da Bíblia


Um dos aspectos mais característicos da Bíblia é isso de ela estar dividida em capítulos e versículos. É uma das primeiras coisas que se aprende quando se começa a manusear a Bíblia.

A princípio, pode parecer um tanto confuso, mas acaba sendo algo que se aprende rapidamente. São, ao todo, 1.189 capítulos e 31.103 versículos. A Bíblia não foi escrita com essas divisões.

Muitos, pela maneira como se aferram a esses números, dão a entender (se é que não acreditam) que os capítulos e versículos fazem parte da Bíblia. Tem até quem veja algum significado em todas as passagens com 3.16 (Gênesis 3.16; Êxodo 3.16; etc.) – tudo em função de João 3.16. Talvez até seja uma coleção interessante de textos bíblicos, mas o 3.16 não tem nenhuma importância maior.

Outros reclamam com a Sociedade Bíblica do Brasil quando o texto da Bíblia é colocado em parágrafos (algo comum com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH), fazendo com que os números dos versículos não mais apareçam alinhados na margem esquerda da página. Tem gente que reclama – e muito! – dessa aparente “perda” dos versículos.

E, depois, tem muita gente que faz leitura picotada da Bíblia, indo de versículo em versículo, parando na vírgula ou no meio do texto. Ninguém lê nada desse jeito picotado, mas, com a Bíblia, muitos pensam que isso é um procedimento adequado. Não, não é.


Claro, é muito mais fácil pedir a alguém que localize “João 3.16” do que pedir que encontre o trecho que começa com “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito ...”

Só que os escritores da Bíblia não tiveram este recurso à disposição. Eles não podiam apontar para um texto bíblico através de uma referência como Salmo 23.1. Eles tinham de citar o texto ou fazer referência ao assunto.

Talvez seja interessante citar um ou outro exemplo. Um deles é Lucas 20.37. Ali Jesus está discutindo com um grupo de céticos saduceus, gente que negava a possibilidade da ressurreição. Como aqueles saduceus apenas aceitavam os primeiros cinco livros da Bíblia, Jesus teve que argumentar com um trecho tirado desta parte. E ele disse assim: “E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.

Qual é o trecho referente à sarça ou “espinheiro que estava em fogo” (como diz a NTLH)? É Êxodo 3.6. Como não tinham capítulos e versículos, a única saída foi fazer referência ao “trecho referente à sarça” e transcrever o que lá se encontra.

Outro exemplo é Atos 8.32, que faz parte do encontro entre o evangelista Filipe e um alto oficial do reino da Etiópia. Aquele cidadão vinha lendo um trecho da Bíblia, entendia todas as palavras, mas não sabia de quem estava falando. Que trecho era aquele? O escritor de Atos explica: “Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca”. Para nós, hoje, este é o trecho de Isaías 53.7-8. Ah, Filipe explicou para o eunuco que este trecho se refere a Jesus.

Um terceiro exemplo é Hebreus 5.6. Ali, o autor aos Hebreus explica que Cristo não se fez a si mesmo sacerdote, senão que recebeu esta glória da parte de Deus. Onde Deus disse que o Messias seria sacerdote? Nas Escrituras. E aí ele cita, além de Salmo 2.7, o texto de Salmo 110.4. Mas, como não tem à disposição o sistema de capítulos e versículos, o escritor diz assim: “como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”. Ele espera que seu leitor saiba onde fica esse lugar. Nós aprendemos que é Salmo 110.4.

Portanto, capítulos e versículos da Bíblia: algo que não existia no tempo em que a Bíblia foi escrita, mas que não deixa de ter sua utilidade – para nós.

Fonte: The Christian Post

Transcrito por Litrazini

Graça e Paz




Moacir Neto - Lidiomar Granatti http://www.reflexoesevangelicas.com.br Comente nossos posts, siga-nos no Twitter e no Facebook, divulgue nosso blog, pois nossa intenção é levar o Reino de Deus até os confins da terra, e você pode ser instrumento de Deus para isso.

Nenhum comentário: