Texto:Isaías 58: 1 a 12
O Dr.Elmer Towns observou que o texto de Isaías, antes de ser um chamado aoevangelho social, é uma descrição dos resultados extraordinários que podemacontecer quando nos submetemos á disciplina do jejum.
É importante aprendernessa passagem os tipos de jejuns que não agradam a Deus bem como compreenderos tipos que ele escolhe. O povo estavajejuando, mas sem obter resultados e o motivo é que eles ignoravam o modo de jejuarque poderia mudar a vida deles.
Não devemosinterpretar os primeiros versículos como um chamado ao evangelho social nosentido de negar a adoração a Deus. O Senhor não estava pedindo que elesparassem de jejuar, mas que fizessem do jejum mais do que um mero ritualreligioso.
Os versos 6 a 8 nos mostram 9 tipos de jejunsque podemos encontrar na palavra de Deus.
- Jejum para soltar as ligaduras da impiedade
- Jejum para desfazer as ataduras da servidão
- Jejum para libertação dos oprimidos
- Jejum para despedaçar o jugo
- Jejum para repartir o pão com o faminto e abrigar o pobre desamparado
- Jejum para romper a luz
- Jejum para a cura
- Jejum pela justiça de Deus
- Jejum pela glória de Deus
Para exemplificar e esclarecer a importânciadessas nove razões para jejuar, escolhi nove personagens bíblicos cuja vidailustra cada um dos aspectos mencionados em Isaías.
1. O jejum do discípulo
Objetivo: “Soltar as ligaduras da impiedade”Is. 58:6
Buscar libertação da escravidão do pecado edo diabo para si mesmo ou para outros.
Texto: Mt. 17:21
Existem certas castas de demônios que só saempela oração acompanhada de jejum. Os discípulos não jejuavam por isso nãopuderam libertar o garoto – daí o título “jejum do discípulo”.
Atitudes:
Ø Renuncie a todocontrole falso do inimigo
Ø Reconheça o auto-engano. Nos enganamos quandonão chamamos o pecado de pecado.
Ø Perdoe para vencer a amargura. O ressentimento é umtipo de prisão.
Ø Submeta-se à autoridade de Deus e daigreja.A autoridade pode quebrar ligaduras.
Ø Assuma a responsabilidades pessoais. Precisamos mudar anossa maneira de confessar os pecados .Em vez de dizer eu confesso, deveríamos dizer: eu me responsabilizo por essepecado e reconheço que ele é passível da disciplina de Deus. Não culpe os outrose nem o diabo.
Ø Livre-se de influências pecaminosas. Se o teu olho te fazpecar, arranque-o. Se a internet te faz pecar, arranque-a. Se certo amigo tefaz pecar, arranque-o. Etc.
2. Jejum de Esdras
Objetivo: “Desfazeras ataduras da servidão” Is. 58:6
Resolver problemas, invocar a ajuda doespírito Santo para avaliar pesos e superar barreiras que nos impedem decaminhar com alegria diante do senhor.
Texto: Ed. 8:23
O Senhor já havia liberado a bênção de voltarpara a terra de Israel, mas havia inimigos no caminho que tentavam bloquear abenção. No mesmo princípio, já temos a benção do Senhor mas ás vezes precisamosromper com pesos e resolver problemas.
Esdras tinha que fazer uma viagem levando 3,5toneladas de ouro, 2,6 toneladas de prata. Imagine você no lugar dele. Será que também faria umjejum?
Atitudes:
Ø Escolha os que se comprometerão emjejuar com você.Esdras convocou todo o povo que estava com ele para jejuar.
Ø Compartilhe o problema para serajudado.Esdras disse claramente que o jejum era para terem uma viagem feliz e segura.
Ø Jejue com seriedade. Jejum não é apenasse abster de alimentos, implica em afligir a alma com oração e intercessão comagonia. Esdras os convidou para se humilharem.
Ø Jejue antes de tentar uma solução. Observe que Esdrasnão jejuou durante a viagem, mas antes.
Ø Jejue no lugar ou com algo quesimbolize o problema.Esdras não fez um retiro, mas foi para o lugar do desafio.
Ø Jejue esperando orientação. Depois de jejuarEsdras tinha a solução. O ouro foi pesado na saída e na chegada. A oferta foidistribuída entre 12 homens para que vindo o ladrão não levasse todo o tesouro.Por fim ele escolheu o caminho certo sob a direção de Deus.
3. O jejum de Samuel
Objetivo: “Para porem liberdade os oprimidos” Is. 58:6
Para ganhar almas, para se identificar compessoas escravizadas, para orar e ser usado por Deus para tirar as pessoas do reino das trevas etraze-las para o reino de Deus. É o jejum por avivamento.
Texto: I Sm. 7:6
Samuel jejuou para que Israel fosse libertodo pecado.
Atitude:
Ø Convoque a célulapara reunir e jejuar (v. 5-6)
Ø Demonstrearrependimento genuíno (v. 3 e 6)
Ø Afaste-se do pecado secreto. Não devemos noscontentar com os pecados que conhecemos, devemos pedir luz a Deus e pedir queele nos sonde. Confessar pecado conhecido restaura comunhão, mas reconhecer opecado secreto traz avivamento.
Ø Faça a confissão de pecado pelo grupo. Daniel confessou opecado pela nação (Dn. 9). Podemos confessar o pecado por aqueles por quemestamos orando.
Ø Espere a liberação de uma palavra deDeus. Nosdias de Samuel as palavras eram raras (I Sm 3:1), mas depois desse jejum veio apalavra de Deus.
Ø Faça do seu jejum um símbolo de suaatitude.Mude a sua roupa, raspe a sua cabeça, faça um retiro, etc.
4. O jejum de Elias
Objetivo: “Despedaçar todo jugo” Is. 58:6
Superar problemas emocionais ou mentais quecontrolam nossas vidas e devolver o controle ao Espírito do Senhor. Há pessoasque vivem debaixo de opressão, outras oscilam o tempo todo o estado deespírito, algumas são descontentes e ainda outras vivem debaixo de depressão.
Texto: I Rs. 19: 4 e 8
Embora não se diga que era um jejum, Eliasdeliberadamente ficou sem se alimentar quando fugia de Jezabel. Depois dessejejum Elias foi ministrado no monte do Senhor.
Atitudes:
Ø Prepare-se física e emocionalmente. Elias se preparoupara um jejum prolongado dormindo e comendo (v. 5-8). Todo jejum exige umapreparação.
Ø Reconheça seus limites. Reconheça que vocênão consegue a força do hábito sozinho. Permite que os o ajudem a mudar suas atitudes e disposições mentais.
Ø Vá para um lugar onde você possaencontrar-se com Deus. Elias queria encontrar-se com Deus em Horebe (v. 8).
Ø Jejue para ouvir a palavra do Senhor. Elias jejuou paraouvir a voz de Deus (v. 9).
Ø Deixe que a Palavra de Deus revele suafraqueza.Assim como perguntou para Adão “onde estás?”, Deus perguntou para Elias “quefazes aqui?”. As perguntas de Deus são uma oportunidade para entrarmos emcontato conosco mesmos.
Ø Confesse sua fraqueza diante de Deus. Elias se sentiafracassado na sua missão (v. 10).
Ø Não espere sempre manifestaçõesextraordinárias de Deus. Observe que Deus falou com Elias no vento suave (v. 11 a13).
Ø Veja a palavra de Deus de maneirapositiva.Elias se sentia fracassada em levar a nação de volta para Deus, mas Deusmostrou que ele não era o único, havia mais sete mil. Deus ainda lhe deu umamissão (v. 15 e 16).
5. O jejum da viúva
Objetivo: “Repartir opão com o faminto e abrigar o pobre desamparado” Is. 58:7
Suprir as necessidades básicas das pessoasque estão ao nosso derredor.
Texto: I Rs. 17: 13-16
Deus enviou o profeta Elias a uma viúva pobreque estava prestes a morrer de fome. Mas Elias em vez de dar-lhe comida, pediuo que ela tinha para ele mesmo. Quando a viúva resolveu dar ao profeta a últimacomida que lhe restava, ficando ela mesma de jejum, o Senhor fez o milagre damultiplicação.
Atitudes:
Ø Volte-se apara o seupróximo.
Ø Reconheça as própriasbênçãos
Ø Separe uma parte doseu próprio suprimento para suprir outros.
Ø Jejue e ore parareceber orientação de Deus.
Ø Ore por aqueles aquem você ajuda.
Ø Identifique-se com osofrimento dos outros.
6. O jejum de Paulo
Objetivo: “Romper a luz como a alvorada” Is.58:8
Quando temos que tomar decisões cruciais,precisamos permitir que aluz de Deus venha trazer discernimento e umaperspectiva esclarecedora.
Texto: At. 9:9
Depois de encontrar com o Senhor no caminhode Damasco e ficar cego, Paulo começou a jejuar e no final desse jejum Ananiasfoi enviado a ele para que voltasse a ver e fosse batizado.
Atitudes:
Ø Separe tempo para ouvir o Senhor. Se precisamos tomardecisões cruciais em nossa vida precisamos separar tempo para jejuar.
Ø Faça uma auto-avaliação honesta. Quando Deus quer queavaliemos nossa vida ele nos faz perguntas. Paulo tinha uma pergunta na cabeça:“Saulo, Saulo porque me persegues?”. Esta pergunta colocou Paulo em cheque. Ele queria agradar a Deus, masestava errado.
Ø Deixe de lado o seu esforço e renda-sea Deus. Tempode jejum não é tempo de empreendimento. Paulo parou e esperou em Deus.
Ø Procure um lugarapropriado para orar.
Ø Aplique-se à oração. No verso 11 se dizque ele estava orando.
Ø Obedeça o que você ouviu de Deus. Em 26: 19 Paulo dizque não foi desobediente a visão celestial.
7. O jejum de Daniel
Objetivo: “Atua cura brotará sem detença” Is.58:8
Para conseguir uma vida mais saudável oureceber cura para alguma enfermidade.
Texto: Dn. 1:8
Para honrar a Deus, Daniel se absteve dealimentos pagãos e manjares do rei. No final o resultado foi que ele estavamais saudável que os demais da corte do rei.
Atitudes:
Ø Tenha um compromisso espiritual no seujejum.Daniel queria honrar a Deus não comendo coisa imunda (1:8). Não faça do seujejum apenas uma dieta.
Ø Faça do seu jejum um tempo dedisciplina.Durante 10 dias Daniel se disciplinou (1:12).
Ø Ore para compreender onde há pecado nasua dieta alimentar.A comida de Babilônia era imprópria para um judeu, mas hoje há comidas que sãoimpróprias para o templo do Espírito.
Ø Faça do seu jejum uma declaração defé.O jejum de Daniel foi um ato de fé porque ele pediu para ser comparado comoutros jovens no final (v. 13-15).
Ø Entenda que o própriojejum é um meio legítimo de ter saúde física.
8. O jejum de João Batista
Objetivo: “A tua justiça irá adiante de ti”Is. 58:8
Que o nosso testemunho e influência do sal doSenhor em nossas vidas sejam alcançados diante das pessoas.
Texto: Lc. 1:15
João Batista tinha um jejum como estilo devida pois era nazireu, não bebia nada que viesse da uva. Isso o caracterizavacomo alguém separado pelo Senhor para uma missão especial.
Atitudes:
Ø Faça do seu jejum umaproclamação de sua separação para Deus.
Ø Decida ser alguém quepossui uma vida devotada a Deus.
Ø Trabalhe com apossibilidade de fazer do jejum um estilo de vida.
Ø Registre por escrito o testemunho quevocê desejar obter. Oalvo do jejum de João Batista é tornar-se uma luz resplandecendo nas trevas.
Ø Submeta seu estilo devida a Jesus.
9. O jejum de Ester
Objetivo: Que “a glória do Senhor” estejasobre nós. Is. 58:8
O jejum de Ester não foi para poupar a própria vida, mas para que a glória doSenhor se manifestasse livrando seu povo.
Atitudes:
Ø Reconheça o inimigo como a origem doperigo.O jejum de Ester é por um livramento extraordinário de Deus, que traga glóriaao seu nome
Ø Entenda a natureza dabatalha espiritual.
Ø Reconheça o poder deDeus para guarda-lo.
Ø Jejue para vencer a cegueiraespiritual.Muitas vezes não percebemos as armadilhas do maligno ao nosso derredor.Precisamos de luz de Deus.
Ø Entenda que o jejum é apenas parte doprocesso.A batalha continua indo até quem tem autoridade para resolver ou buscando todosos meios possíveis.
Ø Jejum para batalha são mais efetivosse feitos em grupo. Esterpediu para que todo o povo jejuasse (Et. 4:16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário