“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão”(João 5.25)
A hora que o Senhor Jesus, o Filho de Deus, menciona aqui significa toda a era da graça, começando com Sua vinda ao mundo e continuando até o dia em que virá para levar os Seus redimidos para estarem com Ele na glória.
É o tempo que o apóstolo Paulo chama de “tempo aceitável… dia da salvação” ( 2 Corintios 6.2), acrescentando às duas expressões a palavra “agora”. Os “mortos” no versículo de hoje são os que ainda não colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo, ou seja, os “mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2.1).
Como podemos declarar isso com tanta certeza?
Você deve ler o versículo acima dentro do seu contexto no evangelho de João. O Senhor havia acabado de dizer: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (v. 24).
Não se trata da morte física, mas da espiritual, da qual podemos escapar agora pela fé. Quem afirma que atualmente não podemos saber se temos a vida eterna ou não mente. Não acredite nisso, pois a Bíblia diz o contrário!
Apenas os que ouvirem a “voz do Filho de Deus” viverão.
A maioria das pessoas fecha seus ouvidos e coração para a mensagem da salvação em Cristo.
A respeito desses, o Senhor declara: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5.28-29)
Já lemos sobre uma hora que começou quando o Senhor Jesus nasceu. Falaremos de uma hora que ainda não chegou. Ela se refere a “todos os que estão nos sepulcros”. Essas são as pessoas que morreram. Mas notemos o fato de que todos ouvirão a voz do Senhor e sairão. Nessa questão ninguém tem escolha.
Quem são os que “fizeram o bem”? Será que conquistaram um lugar no céu por suas boas obras?
Absolutamente não, pois o Senhor declarou: “A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou” (João 6:28-29). E essa é a resposta para nossa pergunta.
Somente os que durante a vida neste mundo ouviram a “voz do Filho de Deus”e, portanto, receberam a vida eterna terão parte na ressurreição da vida. “Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição” (Apocalipse 20:5-6).
Sobre os que não farão parte dela, mas serão chamados para a ressurreição da condenação, lemos:“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Ap. 20.11-15)
.
É imprescindível que você esteja totalmente consciente acerca desse fato. Por favor, leia na Bíblia todos os capítulos que mencionamos nesta folhinha.
Por causa das conseqüências eternas, ouvir a voz do Filho de Deus não é algo que pode ser ignorado
Extraído do Devocional Diário Boa Semente
Por Litrazini
Graça e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário