quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pai, segura a minha mão?






" Atravessou Abrão a terra até Siquém..." Gn 12:6



Wilma Rejane


Você pode sentir o tamanho da benção escondida nesse pequeno verso Bíblico? Pode imaginar alguém chorando  ao ler essa passagem? Aconteceu comigo e quero compartilhar com você. Nunca ouvi qualquer pregação sobre essa passagem e acredito mesmo que ela não chama a atenção dos leitores. Não chamava minha atenção, até o dia em que um selá: "pare, escute, preste atenção" me sacudiu de tal forma que me vi agradecendo a Deus por todas as vezes em que Ele me permitiu "atravessar Siquém". 


Sobre Siquém:



Siquém está situada no vale estreito entre o monte Gerizim e o monte Ebal, aproximadamente 65 quilômetros ao norte de Jerusalém. Em hebraico Siquém significa "ombro", essa descrição descreve muito bem o valor do lugar para os Israelitas na conquista da terra prometida e também nos oferece de forma metefórica, condições de relacionar Siquém com "vale do crescimento espiritual, da obediência".


Foi esse o lugar escolhido por Deus para Abraão iniciar sua caminhada, para Moisés declarar as bençãos e as maldições (Deuteronômio 27), onde Josué reuniu os Israelitas para convocá-los seguir a Deus (Josué 24), onde Jacó se fixou ao retornar a Mesopotâmia: "e foi ali que ele purificou sua casa dos deuses estranhos, enterrando todos os seus ídolos debaixo de um carvalho" (Gn 35.2,4). Por fim Siquém é o lugar onde José foi enterrado "Kever Yosef", túmulo de José. Em Outubro de 2000 os palestinos, em total desrespeito a palavra de Deus, destruíram o túmulo de José para construírem uma mesquita.




Desconhecer o valor de Siquém para a história de Israel é desconhecer o valor das promessas de Deus, seu cumprimento e sua fidelidade. Quem ama a Deus, ama seu povo, valoriza sua história que é Palavra sagrada.


Nossos passos em Siquém


A travessia para Siquém, foi o primeiro passo de Abraão a terra da promessa - Harã-Siquém-  Ainda faltava muito chão para chegar ao destino final, mas ele se moveu, arriscou deixar para trás o lugar que nada mais poderia lhe oferecer e seguiu ao desconhecido, porém acompanhado dAquele que conhece todas as coisas. E  Deus com ele permitindo que seus pés caminhassem sem tropeçar, que seus camelos e servos gozassem de boa saúde e disposição para segui-lo. 


Você já parou para pensar a maravilhosa benção,  proteção e providência Divina que há em cada passo nosso? Em cada travessia?  Cada travessia é um favor, por menor que seja a distância. O primeiro passo é tão ou mais importante que o último. Se Abraão não tivesse "atravessado a terra até Siquém", não teria percorrido os mais de 2.400 km realizando todas as promessas de Deus para Ele.


A grande virtude da vida de Abraão é: Ele caminhou com Deus. Eis a grande diferença. Quando estamos com Deus, cada passo é revestido de milagre. Sem Ele, poderíamos estar  na direção errada, aturdidos, infelizes. Podemos achar que nada de especial acontece conosco, que os dias são tão iguais,  que poderíamos fazer coisas mais grandiosas que merecessem destaque fenomenal, enquanto isso, nossos passos, pequenos, são grandes obras e favores do céu!!! 

Pai, segura minha mão?

Permita-me ilustrar nossa reflexão com uma simples história de uma criança e seu pai. Uma menina e seu pai estavam atravessando uma ponte,o pai  pediu a sua filha:


- Querida, por favor segure minha mão para que você não caia no rio 
- Não, papai. Você segurará a minha mão. 
- Qual é a diferença?- Perguntou o pai intrigado.
- Há uma grande diferença", respondeu a menina.
-Se eu segurar sua mão e algo acontece comigo, as chances são para que eu possa deixar a sua mão ir. Mas se você segurar minha mão, eu sei com certeza que não importa o que aconteça, você nunca soltará a minha mão. 


Ao atravessarmos  "Siquéns", entregando-nos ao Pai, temos a garantia de que aconteça o que acontecer, tudo cooperará para nosso bem ( Romanos 8:28). Aprendi com os primeiros passos de Abraão que "as pequenas" coisas que fazemos ou vivemos podem parecer insignificantes, mas na verdade são tão importantes quanto o sol que ilumina nossos dias e por estarmos tão acostumados com ele, sequer percebemos sua importância, mas se ele nos faltar, tudo será caos. Assim são nossos pequeninos passos.

Nenhum comentário: