domingo, 29 de abril de 2012

AS DUAS HERESIAS NA IGREJA DE PERGAMO


JESUS MOSTRA O PECADO DA A IGREJA EM PERGAMO, DUAS HERESIAS. 
Ap. 2.14 “Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão”

História de Balaão. Balaão não era um Israelita nato, era um profeta adivinho filho de Beor e residia em Petor na antiga Mesopotâmia m 1490 a.C. Nm.22.5 “Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra e parado está defronte de mim”
O seu nome e derivado de Babel, que significa Anarquia, é provável que Balão tivesse sido um profeta de Deus no inicio de sua carreira ministerial, conforme nos informa o texto sagrado a seguir Nm. 22.18 “ Então, Balaão respondeu e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande”
Penso que quando Balaão falou essas palavras e o seu coração ainda não tinha sido corrompido, ele estava até ai como profeta de Deus; a não ser que essas palavras foram proferidas no auge da hipocrisia. Mas a soberba o desejo pelo poder, a arrogância acompanhada de usura levou Balaão a se corromper, o desejo exacerbado pelo lucro pelo dinheiro. E não são poucos os homens que começam humildemente no evangelho, recebendo muitas dádivas de Deus, Balaão também recebeu, e depois se transforma em meros prepotentes, arrogantes, passam a cobrar cachê para pregar. Hoje nos informa os dados eclesiásticos atuais de pregadores que cobram fortunas das igrejas para ir pregar, e ainda exige o pagamento adiantado e não podem ser cheques, tem que ser dinheiro vivo. “Recentemente uma cantora com o nome de evangélica famosa no Brasil foi convidada para cantar em uma igreja Assembléia de Deus na região centro o este do Brasil, quando ela lá chegou e estava entrando no templo soube que os organizadores não tinham o dinheiro para lhes pagar o cachê, de imediato ela recusou de entrar no templo, e o pior é que não entrou mesmo, e disse que só entraria para cantar depois que o dinheiro estive nas mãos de sua assessora, pois bem vai os organizadores do evento a procura de dinheiro emprestado para pagar o dito cachê; um irmão fiel e empresário emprestou o dinheiro para os organizadores, que repassou-o a dita cantora que estava aguardando na entrada do templo, assim que sua assessora comunicou o recebimento da grana ela adentrou o templo supostamente para louvar a Deus. E o pior é que essas igrejas pagam fortuna para esses larápios, porque está nas mãos de pastor despreparados para o exercício pastoral, isso é inadmissível.  Mas Deus é fiel, ela dá e toma; o orgulho foi o espírito que apossou de Lúcifer Is. 14.11-14 “Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo te ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte.Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

Em Que Consiste A doutrina de Balaão? Ele ensinava Balaque Rei dos Moabitas a lançar tropeços diante do povo da Promessa (Israel). A doutrina de Balaão refere-se aos seus ensinamentos corruptos, e heréticos nessa igreja; tinha um grupo que seguia esses ensinamentos, esses ensinamentos consistia em ligar a congregação de Israel com o mundanismo das imoralidade sexuais, mundanismo, falsas teologia. Hoje existe os modernos que assemelha a sua doutrina a de Balaão fazem tudo na Igreja para a sua promoção pessoal e através do lucro fácil, muitos preguiçosos que não trabalha, não estuda não passa nos concursos publico ai diz “vou ser pastor”, mas o que eles estão afim mesmo é de levar a lã das ovelha. Tudo leva a crê que em Pergamo tinha professores que ensinavam uma perfeita comunhão entre o adultério e a salvação em Cristo, algo que é completamente incompatível com o espírito Cristão e com as sagradas escrituras, não há nenhuma compatibilidade com a imoralidade com as sagradas escrituras, (em resumo pratico Balaão ensinava: eu não poço amaldiçoar este povo, porque este povo é escolhido de Deus, é o provo da promessa, mas vou-lhe ensinar como tu deves fazer Balaque) vou ensinar Balaque a imoralidade sexual em nome de uma religião, suponho que Balaão dizia: coloquemos uma pouco de verdade, e misturamos um pouco de mentira, e os israelitas cairão Nm. 25.1 “E Israel deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas”. E ai você coloca dois tipos de tropeços, o caminho da rebeldia e a religião prostituída. Nm.31.15-16 “E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de prevaricar contra o SENHOR, no negócio de Peor, pelo que houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.
Balaão Ensinou a Balaque colocar as mulheres mais jovens e bonitas vistosas, com poucas roupas para seduzir os israelitas, assim eles serão induzidos, e posteriormente seduzidos a pratica da prostituição e participarão das festas idolatras essas festas prosmicuas. O cristão precisa ter cuidado com certos tipos de festas como, por exemplo, as juninas que só promove a prostituição e a idolatria, Deus não gostou da ação de Balaão cf. Nm. 31.15-16, Essa ação de Balaão foi chamado por Cristo de Prostituição Ao Apocalipse 2.14. As festas não podem quebrar os mandamentos, o crente não deve participar de festas que quebra os mandamentos de Deus 2Pd. 2.15-16 “os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta”
Balaão tentou manipular a Deus, de olho na grana no dinheiro, o amor ao Dinheiro faz a pessoa corromper, muitos são os obreiros, e crentes corrompidos pelo amor ao dinheiro. Mas não posso deixar de mencionar que Deus tem verdadeiros homens Que levanta a sua voz contra esse tipo de mal que se alastra e não se curva diante da moeda, aqueles que participam do ato do senhor não pode permitir que os seus membros participem das mesas dos deuses, 1Co. 10.21 “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”
A doutrina de Cristo sempre orienta os salvos a serem contra todo e qualquer tipo de legalismo, e não dar liberdade a carne, Gl.5.13. “ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade”

Doutrina dos nicolaítas - Eram em suma ensinar a imoralidade sexual em nome de uma religião, dizendo que não afetava a salvação, o sexo era  apenas lazer. Parece que a doutrina dos nicolaítas diverge um pouco da de Balaão; porque os nicolaítas, principalmente Nicolau, importou da cultura grego-romana, principalmente de dentro da mitologia grega dos deuses da fertilidade a sua principal doutrina, que era a prostituição religiosa. A Bíblia diz contrario 1Co.6.9-10 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus”
Essa seita atacou também os crentes em Éfeso, eram os seguidores de Nicolau um dos sete diáconos da igreja em Jerusalém que se desviou, e criou uma religião adulterada, e não foram poucos os seguidores.  A igreja atual é urgente que elas cria dentro de sua agenda de trabalho cultos específicos onde se ensina a palavra de Deus, com obreiros preparados espiritualmente, que admoestam os crentes a livrare-se desses falsos profetas.

Nenhum comentário: