terça-feira, 17 de abril de 2012

INFLUENZA A H1N1 PRIMEIRO CASO CONFIRMADO EM MACAPA


FONTE: ALCINEIA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através daCoordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e Divisão de Epidemiologia doEstado, divulgou por nota a confirmação do primeiro caso de influenza A (H1N1)na Capital. O paciente foi uma criança de cinco anos atendida no ProntoAtendimento Infantil (PAI). Assim que foi confirmado o fato, técnicos daDivisão Epidemiológica tomaram todas as precauções, bem como, o monitoramentodo paciente e de seus familiares.
O paciente queixava-se de febre, tosse,calafrio, dor de garganta, dores nas articulações, musculares, conjuntivite,coriza, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos. Os sintomas iniciaram-se no dia31 de março, e em 04 de abril a criança recebeu atendimento no ProntoAtendimento Infantil, depois foi transferida para o Hospital da Criança e doAdolescente (HCA), por apresentar sintomas de Influenza A (H1N1).
Assim que houve a suspeita da InfluenzaA, a criança foi isolada e submetida aos exames que foram encaminhados para oInstituto Evandro Chagas, sendo confirmado pelo Instituto a Influenza A/H1Linhagem suína, no dia 12 de abril.
“Antes mesmo dos resultados, a criançapassou por tratamento e já se encontra em casa e passa bem”, comenta o chefe daDivisão Epidemiológica, Patrício Almeida.
O H1N1 é como uma virose comum hoje emdia, porém sofre mutações constantes, por isso o cuidado em registrar todos oscasos da doença, para que sejam submetidos a estudos nos Institutoscompetentes, com objetivo de aprimorar as próximas vacinas.
Patrício explica, ainda, que oMinistério da Saúde irá intensificar a campanha nacional contra a Influenza Ano próximo mês.
“A campanha acontecerá no período de 05a 25 de maio. Serão imunizadas crianças de 6 meses a menor de 2 anos,gestantes, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e populaçãoindígena. Mas algumas atitudes podem prevenir a pessoa contra a gripe como:cobrir a boca ao espirrar, lavar as mãos com água e sabão, evitar contatos compessoas gripadas, usar lenços descartáveis e antissépticos ou mesmo o álcool,entre outros hábitos de higiene saudáveis, além de uma boa alimentação”.
Para o secretário de Estado da Saúde,Lineu Facundes, a população deve ficar tranquila, pois toda a rede de saúdeestá acionada para os eventuais casos de influenza A.
“A rede de serviços de saúde estápreparada para identificar precocemente os casos e realizar o tratamento com asmedicações devidas, pois as temos em estoque na Central de Medicamente”,concluiu.
(Alieneu Pinheiro/Sesa)


FONTE:ALCINEIA
SE VOCÊ TOMOU OU ESTÁ PENSANDO EM TOMAR A VACINA ASSISTA A REPORTAGEM ABAIXO
LEIA TAMBÉM:
O CONTO DA VACINA SUÍNA

Nenhum comentário: