sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA: MORTE OU LIBERTAÇÃO?

PÁSCOA: MORTE OU LIBERTAÇÃO?:

Referência: Êxodo 12.1-51

INTRODUÇÃO

1. A mesmanoite da morte para os egípcios, foi a noite de libertação para os hebreus. Para uns o juízo, para outros a salvação. A diferençaentre o juízo e o livramento, a morte e a vida, a condenação e a salvação foi osangue do Cordeiro.

2. Israelestava deixo do chicote do carrasco. Não apenas com as costas debaixo doaçoite, mas também com os pés no barro e as mãos calejadas no trabalho. Eram430 anos de amarga escravidão.

3. Deus ouveo clamor do seu povo e envia o seu mensageiro com uma mensagem expressa aFaraó: DEIXA O MEU O POVO IR.

4. Faraó endureceuo coração e oprimiu ainda mais o povo. Deus enviou dos céus dez pragas, exerceujuízo sobre todos os deuses do Egito, quebrou o orgulho de Faraó, fez abalar aspirâmides milenares e tirou o seu povo do cativeiro com mão forte e poderosa.

5. O golpefinal de Deus foi a matança dos primogênitos. Aquela era a décima praga. Oúnico meio de salvação daquele dilúvio de juízo era o sangue do Cordeiro. Nãohavia outro meio de livramento. A morte visitaria o palácio e as choupanas,pobre e ricos, velhos e crianças. O anjo do juízo passaria à meia-noite. Ondeencontrasse o sangue, passaria por cima, mas onde não visse o sangue, oprimogênito morreria inapelavelmente.

6. A Páscoafoi o dia da independência de Israel. A noite do terror dos egípcios, foi anoite da libertação do povo de Deus. A mesma mão que feriu uns, resgatou osoutros. A Pásoa não apenas trouxe unidade para Israel, salvação para os seusfilhos, mas também libertação do cativeiro. Israel se tornou livre para servira Deus.

7. Qual é amensagem da Páscoa?


I. A PÁSCOA MARCA UM NOVO COMEÇO PARA O POVO DE DEUS – V. 1-3

1.  UM NOVO CALENDÁRIO, UMA NOVA VIDA

• O capítulo12 de Êxodo é talvez o mais solene e importante de todo o Velho Testamento. Eleregistra a instituição da Páscoa. O sacrifício da Páscoa inaugura um novo calendário:“Este mês vos será o principal dos meses…” (v. 2).
• A Páscoaera o começo de uma nova vida para o povode Deus. A partir dali deixaram de serescravos do Egito para serem peregrinos na direção da terra prometida. A Páscoaera o memorial de que ali cessava a escravidão e começava uma novavida, livre!
• O mundopensa que quando uma pessoa se converte, ela perde a vida. Mas a conversão não é o fim da vida, é o fim da escravidão. Ser cristão é deixar o Egito e começar a caminhar comoum ser livre rumo à Canaã celestial. 
• A Páscoafoi o começo de uma nova nação. Até então, Israel não era uma nação. Mas agora, livre,remido, esse povo torna-se o povo separado de Deus. A Páscoa nos mostra um novocomeço, um novo calendário, um novo compromisso, uma nova jornada, um novodestino.

II. A PÁSCOA REVELA O PROJETO DEDEUS NA REDENÇÃO DA FAMÍLIA – V. 3-4

1.  Afamília está no centro do projeto de Deus 

• A famíliaprecisa celebrar a Páscoa junta (v. 3).
A famíliaprecisa toda estar debaixo do sangue do Cordeiro (v. 7).
A famíliatoda precisava se alimentar do Cordeiro (v. 8).
A famíliatoda precisava celebrar este memorial nas suas gerações futuras (v. 14).
A famíliatoda precisa ter o compromisso de ensinar seus filhos sobre o significado daPáscoa (v. 26-27).
A famíliatoda obedeceu essa ordenança divina (v. 28).

2.   A salvação da família exige a diligência dos pais

• Poderiam ospais deixarem seus primogênitos fora de casa naquela noite de juízo?
Poderiam ospais negligenciar a ordem de Deus de sacrificar o Cordeiro e passar o seusangue nas vergas das portas?
Certamentenenhuma família dos hebreus descansou até ver todos os seus filhos debaixo dosangue.

3.A salvação da família exige confiança plena na Palavra de Deus

• Imaginem seum pai dissesse: “Nós não cremos nessa religião que exige derramamento desangue. Não vamos matar o Cordeiro. Não vamos sujar nossas casas com sangue.Não acreditamos nessas superstições.”
Se assimtivessem feito, enfrentariam o inevitável juízo de Deus.
Deus fezexatamente o que avisou, como avisou, quando avisou.
O juízo nãofoi sem alerta. Quem creu foi salvo. Quem não creu foi condenado.
• Imagine seum pai dissesse, não queremos que o sangue seja passado defronte da Casa, vamospassá-lo lá atrás, ou por dentro da casa, onde ninguém possa ver. Não quero queminha casa seja diferente das casas dos egípcios. Se assim fizesse, aquela casateria sido visitado pelo anjo do juízo. Aqueles que se envergonham do sangue doCordeiro, não podem ser salvos pelo Cordeiro.

4. A comunhão das famílias forma agrande congregação do povo de Deus – v. 3,6

• Emborahavia muitas famílias, era apenas uma congregação (v. 3,6). Quando nos reunimosDeus nos vê individualmente como parte do Corpo, a igreja. Mas somos membrosuns dos outros. O que fez de Israel uma nação, uma congregação, um povo, foi osangue do Cordeiro. Nosso vínculo é o sangue!

III. A PÁSCOA MOSTRA QUE DEUS SALVAO SEU POVO ATRAVÉS DO CORDEIRO QUE FOI MORTO – V. 5-13

1. O Cordeiro da Páscoa é o Cordeiro divinamente apontado – v. 3-4
• A perguntade Isaque a Abraão: Onde está o Cordeiro? introduziu um dos principais temas doVelho Testamento, enquanto o povo aguardava o Messias. A pergunta foirespondida finalmente por João Batista: “Eiso Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).
• Filipedisse para o eunuco que vinha lendo Isaías 53, que o Cordeiro era Jesus (At8:35). Paulo disse para a igreja de Corinto que Cristo é o nosso CordeiroPascal (1 Co 5:7). Pedro disse que fomos remidos pelo precioso sangue, como decordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pe 1:18-20). João o vêno céu e Jesus lhe é apresentado como o Cordeiro que foi morto, mas está vivopelos séculos dos séculos (Ap 5:6).
• Jesus é oCordeiro suficiente para uma pessoa (Gn 22:13-14). Jesus é o Cordeirosuficinete para uma família (Êx 12:3). Jesus é o Cordeiro suficiente para umanação (Is 53:8). Jesus é o Cordeiro suficiente para o mundo inteiro (Jo 1:29).

2. O Cordeiro da Páscoa é o Cordeiro sem defeito – v. 5

• Jesus é oCordeiro perfeito. Ele é o Filho Amado do Pai, em quem o Pai tem o todo o seuprazer. Ele foi obediente até à morte e morte de cruz. Ele não escoiceou seusalgozes, mas como ovelha muda foi para a cruz e intercedeu pelostransgressores.
• Ele nãoconheceu pecado (2 Co 5:21).
• Ele nãocometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca (1 Pe 2:22)
• Ele semanifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado (1 Jo 3:5)
• Até seutraidor, disse que ele era inocente.

3. O Cordeiro da Páscoa é
o Cordeiro Morto – v. 6-7, 12-13, 21-24
• Não é avida do Cordeiro que salva. Não é o exemplo do Cordeiro que redime. Não é apresença do Cordeiro na família que livra da morte. O cordeiro tinha que sermorto. É a morte de Cristo que nos trouxe salvação. Sem derramamento de sanguenão há remissão de pecados (Hb 9:22).

• Algumaspessoas dizem que admiram a vida, o exemplo e os ensinos de Jesus.
Outros põemsua confiança nos milagres de Jesus.
Mas ninguém ésalvo pelos ensinos de Jesus, mas sim, pelo seu sangue.
É a morte deCristo que nos trouxe salvação.
a) Mt 20:28 – Ele veiopara dar a sua vida em resgate de muitos
b) Mt 26:28 – Este é omeu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, pararemissão de pecados.
c) Ap 5:9 – Fostemorto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo,língua, povo e nação.

Jesus foi o nosso substituto. Ele morreu em nosso lugar.
Sua morte foivicária, substitutiva. Ele morreu a nossa morte. Deus fez cair sobre ele ainiquidade de todos nós. O inocente morreu pelo culpado. 

4.O Cordeiro da Páscoa é oCordeiro do sangue aplicado– v. 7,12,13,21,23,24
Não basta saber que o Cordeiro foi morto.
Não é tambémo sangue do Cordeiro que livra do juízo, mas o sangue do Cordeiro aplicado. Deus disse:“Quando eu vir o sangue, passsarei por sobre vós” (v. 13).
A apropriação da expiação precisa ser pessoal: “Cristo me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl2:20).

a) O sangue é sinal de distinção – O que distinguia os egípcios dos israelitas naquelanoite do juízo era o sangue. Na verdade só existem duas categorias de pessoas:os que pertencem à igreja dos comprados pelo sangue da redenção e aqueles queainda estão debaixo de seus pecados. O que vai importar naquele dia não é a suareligião, suas obras, seus méritos, seus dons, mas se você está ou não debaixodo sangue.

b) O sangue é sinal de salvação – Onde o anjo da morte via o sangue não entrava, pois o sangue lhedizia:“Aqui já foi realizado o juízo, aqui a obra já está feita”. Só o sanguedo Cordeiro retinha a espada do juízo. Os filhos de Jacó não eram melhores, nemmais hábeis, nem mais santos, nem mais justos. O que os distinguia era osangue. Quem está debaixo do sangue do Cordeiro está justificado. Agora já nãohá mais nenhuma condenação.

c) O sangue é sinal de segurança – O centro do Cristianismo é a cruz e o significado dacruz é a substituição. Cristo morreu por nós. Ele carregou os nossos pecados emseu próprio corpo. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele. No sangue deCristo temos segurança de perdão, de purificação.

5.O Cordeiro da Páscoa é oCordeiro Sustentador– v. 8-11

• Aqueles quesão salvos pelo sangue do Cordeiro, alimentam-se do Cordeiro.
O sangue noslivra do cativeiro e da morte.
O cordeironos sustenta para a caminhada rumo à Canaã celestial. Cristo é o alimento. 

a) O conteúdoda refeição (v. 8) – A refeição da Páscoa erafeita do Cordeiro assado, ervas amargas e pão sem fermento.

• O CORDEIROASSADO NO FOGO – O nosso Cordeiro sofreu na cruz o fogo da justiça de Deus.Cristo foi ferido e moído na cruz.

• ERVASAMARGAS – falam do sofrimento que deixaram no Egito e das provas que teriampela frente.

• PÃO SEMFERMENTO – O fermento é símbolo de impureza, pecado oculto, falso ensino (Mt 16:6-12), hipocrisia (Lc 12:1) e vida pecaminosa (1Co 5:6-8).

b) A maneirade participar da refeição (v. 11) – A Páscoa precisa sercomida com pressa. Era hora de sair do Egito. Prontidão para marchar. Lomboscingidos, sandálias nos pés, e cajado na mão. Como-lo-eis à pressa. Deus tempressa que você saia do Egito. Faraó quis deter o povo:

1) Sirvam aDeus no Egito mesmo (8:25);

2) Fiquemperto (8:28); 3) Fiquem os jovens (10:10,11); 4) Fiquem os rebanhos (10:24-26).Moisés não negocia. O Egito não é o lugar para o povo de Deus permanecer.

6.O Cordeiro da Páscoa é oCordeiro Vivo – Ap 1:18

• OApocalipse nos aponta o Cordeiro de Deus, comoaquele que está vivo. Que está no trono. Que reina. Aquele diante de quem todo joelho se dobra.

• OApocalipse nos aponta o Cordeiro que tem setechifres, onipotente; que tem sete olhos, onisciente. O Cordeiro que voltará para julgar as nações.

IV.A PÁSCOA É UM MEMORIAL A SER PERPETUADO A FIM QUE AS NOVAS GERAÇÕES CONHEÇAM A SALVAÇÃO DE DEUS – V. 14,17,24,26-28

1. Conte para as futuras geraçõeso que Deus fez por você – v. 26-28

• A novageração que iria entrar na terra prometida, poderia esquecer-se da amargaescravidão do Egito bem como dos poderosos feitos libertários de Deus. Acelebração contínua da Páscoa era um instrumento pedagógico de Deus para manterviva na memória do povo, a história da redenção.
• A morte deCristo na cruz é o nosso ÊXODO. 
• O Cordeiroque foi morto, mas está vivo é o NOSSO ALIMENTO.
• Somosresponsáveis a instruir a nova geração a conhecer a Deus, a amar a Deus e aalegrar-se nos seus poderosos feitos.

2. Conte para as pessoas que sóaqueles que recebem o selo do pacto podem participar da Páscoa – v. 43,44,45,48

• Nenhumapessoa pode alimentar-se de Cristo, antes de ser liberto e salvo pelo sangue deCristo. Ninguém pode fazer parte da solene assembléia do povo de Deus, antes dereconhecer que precisa estar debaixo do sangue do Cordeiro.
• Comer semdiscernir o Corpo é comer para o próprio juízo.
• Acircuncisão era o selo da antiga da aliança, como o batismo é o selo da novaaliança. Só aqueles que se arrependem, crêem e são batizados são introduzidosnessa bendita assembléia dos remidos.

3. Tenha o cuidado de celebrar aPáscoa com santidade – v. 15-20
• Aocelebrarmos a Ceia do Senhor precisamos examinar o nosso coração, a nossa vida.O fermento é um símbolo do pecado oculto. Começa pequeno, age secretamente, masespalha-se rapidamente. Ele cresce e incha e infiltra em toda a massa. Nãopodemos associar iniquidade com ajuntamento solene. Paulo diz: “Lançai fora ovelho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento.Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos afesta não com o velho fermento, nem como fermento da maldade e da malícia e simcom os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Co 5:7-8).

V.A PÁSCOA QUE CELEBRAMOS É A PÁSCOA DO SENHOR – V. 11,27

• 17 vezes oSenhor é mencionado em Êxodo 12. Ele é o centro da história da redenção. 

1. Deus revelou o seu poder – v. 29-30

• Àmeia-noite, Deus visitou em juízo as casas dos egípcios. A Páscoa é um símbolode rendenção para o povo de Deus e de juízo para os ímpios. A morte nãorespeitou posição nem poder nem idade. A morte não alcançou os israelitasporque eles estavam debaixo do sangue do Cordeiro pascal. Você está debaixo dosangue?

2. Deus guardou a sua promessa – v. 31-36

• Deus haviafalado tudo o que ia acontecer. Mas faraó endureceu o seu coração e não creu(Ex 11:1-8). Aqueles que obedeceram foram salvos. Os incrédulos perecem. 
• Assim seráno dia do juízo. Aqueles que crêem e correm para o abrigo do sangue do Cordeiroescaparão do furor da ira do Deus Todo-poderoso, mas aqueles que zombam do sanguedo Cordeiro, perecerão. Passará os céus e a terra, mas a Palavra de Deus nãopassará.

3. Deus libertou o seu povo – v.37-42,51

• Osisraelitas saíram corajosamente do Egito, enquanto estes estavam sepultando osseus mortos (Nm 33:3-4). 600 mil homens, 2 milhões de pessoas. O Êxodo foi amaior demonstração da libertação de Deus na vida de Israel, símbolo da nossaredenção.

CONCLUSÃO

• A Páscoadeve levar-nos a uma profunda investição, a fim de saber se de fato todos osmembros da família estão debaixo do sangue – v. 22
• A Páscoadeve levar-nos a um compromisso familiar de explicar para os nossos filhos oque Deus fez por nós. Quem ele é para nós – v. 26,27.
• A Páscoadeve levar-nos à adoração – v. 27.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: