(I) . Nossa salvação é
completa. O apóstolo diz: "Que nos salvou". Crentes em Jesus Cristo
são salvos no momento que colocam sua confiança em Cristo. Eles não esperam que
sejam salvos. Deus salvou completamente Seu povo. Ele o escolheu para esta
salvação. O preço total da salvação desses pecadores escolhidos por Deus foi
pago quando Cristo morreu por eles na cruz. Cristo disse quando pendurado na
cruz: "Está consumado" (João 19:30). Estávamos completamente perdidos
por causa da desobediência de Adão. Fomos completamente salvos quando Cristo, o
segundo Adão, terminou Sua obra redentora por nós.
(II). Meu segundo pensamento é
que o texto diz: "Que nos salvou, e chamou". Será que Deus nos salvou
antes de nos chamar? O texto diz que Ele assim o fez. Não sabemos que somos
salvos até que o Espírito Santo opere em nossos corações, trazendo-nos a
Cristo. Entretanto, no propósito de Deus e na redenção de Cristo, somos salvos
antes de sermos chamados. O Senhor Jesus Cristo pagou as dívidas do Seu povo
quando foi crucificado. Por conseguinte, vocês podem ver que fomos salvos antes
de sermos chamados.
(III). Deus nos chamou para uma
vida santa. Aqueles pecadores pelos quais Cristo morreu são chamados pelo
poder do Espírito Santo à santidade. Eles deixam seus pecados; tentam ser como
Cristo. Antes de serem salvos amavam o pecado. A velha natureza deles amava
tudo que era maligno. A sua nova natureza não pode pecar porque é nascida de
Deus. Deus chama Seu povo à santidade. O povo de Deus não é santo porque quer
que Deus o salve. Deus, através do Espírito Santo, opera a santidade nele.
Portanto, o belo fruto espiritual que vemos num crente tanto é a obra de Deus
quanto é o resultado da expiação pela qual Cristo o comprou. A salvação de um
crente é unicamente pela graça. Deus é o autor dessa graça. Salvação tem que
ser pela graça, pois não pode ser adquirida. A seqüência verdadeira é: Deus nos
salvou antes de nos chamar. Esta ordem mostra que nossa santificação não é a
causa, e sim o efeito, da nossa salvação.
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